Quem criou o horário de verão? Por que ele existe? Quantos países utilizam? Saiba a resposta para estas e outras perguntas conhecendo estas curiosidades sobre o horário de verão.

1) Horário de verão é a prática de adiantar os relógios em uma hora durante os meses do verão.

2) Regiões que adotam a medida, avançam uma hora próximo ao início da primavera e retornam para o padrão no outono. No Brasil, ele normalmente inicia em outubro e encerra-se em fevereiro.

3) O criador do horário de verão foi o político e inventor americano Benjamin Franklin. Ele criou a ideia do horário de verão em 1784.

4) Apesar de ser oficialmente o criador do horário de verão, a ideia de Benjamin Franklin sobre o assunto se resumia a acordar mais cedo para aproveitar a luz solar e não necessariamente 1 hora mais cedo.

5) Não existia energia elétrica quando Benjamin Franklin inventou o horário de verão. A intenção na época era economizar cera de vela.

6) Apesar de chega a escrever um artigo científico sobre o assunto, Benjamin Franklin não teve apoio da comunidade científica ou política. Portanto, seu projeto não foi aceito e utilizado.

7) Em 1907 William Willett da Sociedade Astronômica Real tentou persuadir, sem sucesso, que a comunidade britânica a utilizar o horária de verão. Ele deu início a ideia de alterar os relógios durante o verão para evitar o desperdício de luz diurna, mas morreu em 1915 sem conseguir atingir seu objetivo.

8) Em 1916, um ano após a morte de Willet, a Alemanha adotou a ideia e tornou-se o primeiro país a utilizar o horário de verão. Na época, o foco era economizar carvão. Isso ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial.

9) Atualmente o horário de verão é utilizado para economizar energia elétrica e diminuir os efeitos do horário de pico de energia.

10) O horário de verão funciona melhor em países distantes da linha do equador, pois nesses países durante o verão os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas.

11) Em grande parte do hemisfério norte, devido a sua alta latitude, é comum estar claro mesmo às 20hs no período do verão.

12) 82 países adotam ou já adotaram o horário de verão, destes 9 países adotam o horário apenas em parte do país. Hoje cerca de 30 países ainda adotam a medida.

13) Cerca de 160 países não adotam o horário de verão.

14) Apesar de ter como benefício a economia de energia e a diminuição do pico energético em alguns países, o horário de verão faz mal para o nosso corpo, pois o mesmo acaba tendo que se adaptar a acordar mais cedo que o de costume e quando adapta-se, acaba o horário de verão e o corpo é obrigado a se acostumar com outro horário diferente. Os cidadãos afetados pela desordem temporal interna que bagunça o nosso relógio biológico estão mais suscetíveis a ter infarto, sonolência durante o dia, insônia, cansaço e falta de apetite.

15) No Brasil, o horário de verão teve início em 1931, mas houve vários períodos em que ele não foi adotado. Desde 1985 tem sido adotado anualmente, mas a região que incide o horário de verão foi modificada ao longo dos anos.

16) Atualmente no Brasil o horário de verão é adotado pelos seguintes Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

17) Em 2011 a Bahia voltou a adotar o horário de verão depois de 8 anos sem utiliza-lo, mas a violência aumentou tanto no horário de verão que se viram obrigados deixar de adotar o horário de verão em 2012.

18) Tramitam na câmara dos deputos 3 projetos de lei que buscam abolir o horário de verão no Brasil. A justificativa é que a economia de energia e redução de carga máxima nos horários de pico não atingem a maior parte dos cidadãos, enquanto os prejuízos à saúde e à segurança pública afetam quem precisa sair às ruas para trabalhar ou ir a escola enquanto as ruas ainda estão escuras.

19) O Brasil economizou R$ 159 milhões no horário de verão que iniciou em 2016 e encerrou 2017.

20) Nos EUA o horário de verão é chamado de Daylight Saving Time (DST) que se traduzido ficaria algo como “Horário de Salvar a Luz do Dia”.