Limpar os óculos é fácil, mas grande parte da população faz isso da forma errada. O resultado são arranhões ou até mesmo manchas nas lentes. Aqui você aprenderá a forma correta de limpar os seus óculos e com isso deixa-lo livres de arranhões por alguns anos.

Em primeiro lugar, você na verdade vai lavar os seus óculos e não simplesmente esfregar um pano ou papel neles. Este método serve tanto para óculos de grau quanto outros tipos de óculos.

Para lavar seus óculos siga estes passos:

1) Lavar as mãos

Você não vai limpar algo com as mãos sujas, não é?

2) Molhar os óculos em água corrente

Na pia do banheiro, por exemplo, abra a torneira e molhe os óculos completamente. Em especial os dois lados de cada lente.

3) Pingar uma gota de detergente neutro em cada lado de cada lente

Com os óculos molhados, basta pingar um gota de detergente neutro de cada lado da lente e seguir para o próximo passo.

4) Esfregar suavemente com os dedos

Esfregue as lentes com detergente neutro suavemente com os dedos. Não é preciso fazer uso de força, deixe que o detergente faça o trabalho dele. Se necessário aplique mais detergente para limpar também a armação do óculos.

5) Enxaguar com água corrente

Da mesma forma que começou você vai terminar. Use água corrente para retirar o detergente e qualquer sujeira do óculos. Não precisa esfregar para retirar o detergente, basta utilizar a água e ele estará limpo.

6) Enxugar

Seus óculos já estão limpos, agora basta enxugar. Se quiser, pode chocalhar o óculos para retirar o excesso d’água antes de enxuga-lo. Para enxuga-lo pode utilizar um tecido que não solte fiapos ou papel higiênico do tipo bem macio. Mas lembre-se que não é para esfregar, mas sim enxugar. Então nada de ficar esfregando o tecido ou papel nele, enxugue-o com toques suaves.

Pronto, seus óculos estão limpos e sem chances de ter sido arranhados no processo. Se ainda estiverem sujos, repita o processo com mais atenção na etapa de esfregar o detergente com os dedos nas lentes.

Métodos Alternativos

Além do detergente neutro também é possível usar líquidos apropriados para óculos, que são vendidos em óticas, ou então sabão neutro. No caso do sabão, não aplique-o diretamente no óculos. Esfregue o nos dedos molhados e use-os para esfregar suavemente as lentes.

Também existem produtos específicos para limpeza de óculos para quando você não está em casa, como lenços umedecidos especiais (não é qualquer lenço umedecido, mas sim os específicos para óculos), mas estes são difíceis de encontrar.

O que não fazer?

Pegar um papel higiênico, lenço de papel ou até mesmo a camisa para limpar os óculos. Se fizer isso você estará esfregando algo que pode arranha-los e ainda estará esfregando as partículas de sujeira que podem estar presente nas lentes contra elas. O resultado serão micro-arranhões ou até mesmo arranhões maiores. Então, se quiser os óculos com as lentes sempre como novas, trate de lava-las como explicamos aqui.

Se não estiver em casa e as lentes sujaram, não sucumba ao desejo de esfregar algo nelas para limpa-las. Esteja pronto com um frasco pequeno com detergente, um produto especial vendido nas óticas ou ainda procure uma torneira e apenas lave-os com água corrente.