Welcome to BREKGO

Seja bem-vindo à comunidade BrekGO. Aqui é o local ideal para quem gosta de jogos, livros, filmes, séries, animes e assuntos do nosso cotidiano, como política, saúde, entre outros. 

Torne-se um membro e participe de conversas amigáveis sobre os mais diversos temas. Membros da BG não vêem propagandas no fórum e é grátis. Então, o que está esperando para fazer parte da BrekGO?

Registre-se no fórum e não veja mais anúncios como este! Registre-se agora! É rápido, fácil e gratuito! Já é usuário? Entre aqui!

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Maressa Kristorm

Kathársis de Kristorm (contos ,crônicas...)

17 posts neste tópico

Significado de Katharsis:Purificação ,através da emoção...

Na Psicologia,é o alívio das emoções desagradáveis, restabelecendo a relação entre a emoção e o objeto que excitou originalmente.
Na estética, é o ímpeto criativo do artista, enquanto expressa, simbolicamente , algo da sua afetividade ou até de sua sensibilidade, e ao apresentar seu trabalho, causa a mesma, em seus observadores.
Já na religião, manifesta-se como uma emoção,individual( ações bionômicas) e até mesmo em grupo( fatores bionômicos) e esta dá um sentimento de "Purificação".

Kristorm  parte do meu nome com meu apelido colocado pelos alunos...

Breks, podem opinar se desejarem.

Aventura no Sítio

"Ela era apenas uma menina magra e faminta em busca de alimentos e aventuras em um grupo de crianças...

Eu precisava correr...o fôlego há muito tempo tinha ido embora,mas não poderia ser pega...não com  a prova do roubo...a blusa frente única amarrada na cintura cheia de deliciosas mangas ...corremos muito pelo mato adentro e por fim vendo que o algoz(dono do sítio)vinha se aproximando fiz sinal para um grupo que ia subir numa enorme árvore... :(

Subimos e ficamos tentando controlar a respiração ofegante...lá embaixo o homem parou...e falou:

-Uma hora dessas eu pego vocês, seu moleques safados,aí vocês vão ver só!

A ponta da espingarda de chumbinho estava virada exato para onde estávamos no alto da árvore... :err:

Depois de um tempo ,vendo tudo quieto resolvemos descer,minha blusa agarrou num galho e rasgou deixando as mangas caírem lá do alto da árvore...já desci chorando,segurando os pedaços da roupa na frente  do corpo,um colega tirou a blusa e me deu,catamos algumas das  minhas mangas  no chão e agradeci e levei as mangas dele junto com as minhas na blusa. :nod:

Andando devagar no meio do mato em silêncio  ,apenas o barulho dos carros nos guiava em direção a saída ,andamos muito até chegarmos a estrada ,na Avenida Brasil.

Quando chegávamos em nossa rua ,contávamos e dividíamos igualmente o produto da aventura,sabíamos que era errado,por isso tentávamos pedir ,as vezes ganhávamos de algum dono de sítio e as vezes...não. :P

Depois desse medo prometemos não voltar lá,foi muito perto que chegamos de levar um tiro de chumbinho.

Toda tarde após o colégio nos encontrávamos,era como um clube,contávamos histórias ,piadas,segredos...

Mas até os dias de hoje não provei mangas tão doces e saborosas como aquelas,hoje em dia compro-as quando passo por perto" ^_^

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fuga de Fim de Ano...

Dias de muitos tumultos, pessoas correndo as lojas como se fossem enlouquecer...

Algumas preocupadas com roupas ,comidas ,enfeites...se não conseguirem tudo que desejam é o fim.

Quando passamos a ver esses eventos por outro prisma ,vemos que nada disso é tão importante na verdade.

Nada importa quando estamos com as pessoas que amamos ,o sentimento delicioso de estar juntos e com saúde, é o que realmente faz a diferença e é o que traz alegria,o cerne da questão esse sim é o mais importante.

E se todos os dias fossem  dia de Natal?

Sorrisos, abraços,compreensão ,amizade ,amor...

Penso que  precisamos de mais dias assim ,em que olhamos mais para as pessoas e conversamos com elas.

Aquela tia que não vemos há séculos ,o primo chato ,o irmão ausente...todos juntos tentando conviver momentos agradáveis ,afinal é Natal.

O que ocorre depois é uma fuga...

Todos correndo para suas casas com o alívio de chegar a um refúgio só seu , onde você dá as ordens e tudo funciona do seu jeito.

Voltando ao isolamento familiar e até mesmo interno ,pois as vezes as pessoas se isolam dentro de si mesmas,no seu mundo ,seu universo particular e nunca mais saem de verdade de lá.

Vivem como devem viver  e não como gostariam de viver,assim vão vivendo nesses mundos paralelos até que consiga colocá-los perto o suficiente para não ver tanta diferença...entre o ideal e o real.

Sabendo que nunca se unirão ,pois são paralelas eternas...

K.Gusmão.

Compartilhar este post

Link para o post

Me espanto tds od dias com a banalizaçao do sexo por pessoas cada vez mais jovens.Ter um relacionamento com alguem ke mal conhece...complicado isso.Uma ex aluna adolescente foi andar a cavalo,passou mal,foi ao hospital e estava tendo um aborto...muito triste quando vejo jovens dizendo que nao querem ter uma familia,mas sim morar sozinha e poder ter varias pessoas...tsc.Da medo isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Classificados Poéticos de Roseana Murray

Perdi maleta cheia de nuvens
e de flores,
maleta onde eu carregava 
todos os meus amores embrulhados
em neblina.
Perdi essa maleta em alguma esquina
e algum sonho
e desde então eu ando tristonho
sem saber onde pôr as mãos.
Se andando pelas ruas
você encontrar a tal maleta,
por favor, me avise em pensamento
que eu largo tudo e vou correndo...

Classificados Poéticos de Roseana Murray.

"Troco

Troco um tempo medido pelo relógio

por um tempo medido pela folha que cai,

pelo sol que nasce,

pelo dia que vai.

Quero um tempo medido pela transformação da lagarta em borboleta,

pela nuvem que se transforma em chuva,

pelo roxo que se transforma em violeta."

Compartilhar este post

Link para o post

Reorganização e Recomeços...

Temos grandes expectativas em todo recomeço de ano ,natural ,pois nos parece uma nova oportunidade de viver um ano de forma diferente do que passou, e se possível melhor.

Caso o nosso interior não mude estamos fadados a repetir mais um ano sem mudanças significativas...

A mudança maior deve ser amadurecida de dentro para fora ,já li isso muitas vezes em vários livros ,mas o importante não é saber e sim por em prática.

Nossa mente fica tão cheia de teorias que as vezes trava a ação...e no final de um ano temos muitas coisas acumuladas ,planos ,sonhos ,teorias sem prática.

Esse ano tenho o objetivo de começar a por essas idéias em um papel e ir cumprindo-as de acordo com minhas possibilidades.Desde o menu de alimentos até a vida familiar.

Anotar o que não foi legal ,para não ter reincidência e partir daí em diante com novas ações que me ajudem a viver melhor. 

A começar pela mente e dela para fora no ambiente familiar ,escolar ,religioso ...

Minha família é muito acumulativa...guarda-se tudo nessa casa...a começar em mim.

Fazendo uma campanha do Desapego...comecei dia 05...tomara que outros membros da família me copiem...rs

Espero viver um 2015 melhor e sem corre corre...

Compartilhar este post

Link para o post
ETERNA COMÉDIA
                                         (Paulo Setúbal)

DESSA ventura que nós dois tecemos,
De tantas afeições, tantos extremos,
Já nada existe, nem saudade vive!
Depois daquele sonho azul-celeste,
Muitos amores sei que já tiveste,
Muitos amores sabes que eu já tive!

"Tudo acabado. Mas, ó flor, no entanto,
Por que nós dois estremecemos tanto,
Quando eu te vejo e quando tu me vês?
Por que, quando me vês, quando eu te vejo,
Sacode-nos um cálido desejo
De ainda nos unirmos outra vez?

Não sei... Mas sei que me amas como eu te amo!
Que esta paixão, como uma flor num ramo,
Em nossos corações viceja e cresce:
É que este amor foi um desses amores,
Tão bons, tão loucos, tão abrasadores,
Que a gente, em vida, nunca mais esquece!"

Compartilhar este post

Link para o post

"Batendo pernas
Correr mundo afora
Vitrine do mundo
Lugares à mão
Ir onde seus olhos forem
Seguindo as palavras secretas do seu coração
Descer os rios da vida.
Pegar avenidas, escadas,
Ladeiras, metrôs
Conhecer tudo que é esquina
Nas águas das linhas estreitas de um ferry-boat
Coração de um mundo inteiro
Um abraço estrangeiro e tão familiar
Até se encontrar
Vestir estampas de Bali
As jóias da Itália
E o xale das moças de Avis
Sentir no ar o perfume barato
Dos becos escuros da velha Paris
Pegar um barco de junco
Um cesto de vime
Deixando pra sempre Xangai
Tomar os mares de Espanha
"No creio en las brujas
Pero que Las Hay, Las Hay"
Coração de um mundo inteiro
Um abraço estrangeiro e tão familiar
Até se encontrar."
Coração de Todo Mundo/O.Montenegro

Compartilhar este post

Link para o post

Li uma frase pequena e significativa...sabe quando vc lê mil coisas e não absorve o que necessita porque ainda não está pronto para assimilar isso?Então vamos lá...

"Nada consegue tirar a tua paz ,sem a tua permissão!" (Anônimo)

Bem no fundo

(Paulo Leminski)

"No fundo, no fundo,
bem lá no fundo,
a gente gostaria
de ver nossos problemas
resolvidos por decreto

a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela — silêncio perpétuo

extinto por lei todo o remorso,
maldito seja quem olhar pra trás,
lá pra trás não há nada,
e nada mais

mas problemas não se resolvem,
problemas têm família grande,
e aos domingos
saem todos a passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas."

O que quer dizer

O que quer dizer diz.
Não fica fazendo
o que, um dia, eu sempre fiz.
Não fica só querendo, querendo,
coisa que eu nunca quis.
O que quer dizer, diz.
Só se dizendo num outro
o que, um dia, se disse,
um dia, vai ser feliz.

Editado por Maressa Kristorm

Compartilhar este post

Link para o post

claricelispector.jpg

...Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo.

Clarice Lispector

Compartilhar este post

Link para o post
claricelispector.jpg

...Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo.

Clarice Lispector

Enviado de meu LG-P714 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Escrevi quando sabia que chegaria um dia em que eu não gostaria de ouvir palavras de tristezas e de desolação...Incrível como escrevo mais quando estou triste...por isso o toque melancólico na maioria de meus escritos...

Palavras Surdo-mudas

São aquelas que não

Desejamos falar

E nem ouvir...

São fortes demais...

Secas demais...

Demais!

Palavras de separação

Amargas, feias

De sabor ruim

Que seca na garganta

Que move mundos dentro da gente.

Que apenas o som é capaz de matar...

Faz nosso coração acelerar

Desejando sair do peito e fugir

Desse planeta!

Não vou falar...

Não vou ouvir...

Não!

Compartilhar este post

Link para o post

A Efemeridade da vida

Somos , como uma nuvem no céu , como um vapor que  desvanece

Nossa vida é um breve intervalo entre a vida e a morte

Somos como o cravo que se desfaz com vento subindo para longe

Somos uma flor que nasce,floresce,perfuma e se vai...

Podemos escolher ser uma flor perfumada que traz vida ,alegria e poesia

ou ser uma flor cadáver e levar a carniça por onde passar...causando náuseas em todos

Todos os dias temos a oportunidade de mudar , fazer novas escolhas diante dos mesmos desafios                                                          Escolhemos nossos caminhos,porém ficamos expostos as consequências de nossas atitudes

Que sejamos capazes de transformar cada dia nossas se assim conseguirmos ser mais felizes.

Entendendo que quando fazemos outras pessoas felizes ,ficamos mais felizes também

Felizes  com Deus ,felizes conosco mesmo,felizes com os outros!

Compartilhar este post

Link para o post

DOR EMOCIONAL

Há muitas formas de se manifestar

Difícil é encontrar a cura

Uma palavra, um gesto, um olhar

Fere até quem se acha segura

Não é visível a olhos nus

E é capaz de matar o ser humano

Apresenta-se de várias formas

Quem sente sabe que não engano

Todos já sentimos um dia

E não tem como explicar

Vem na dor ou na alegria

Vem chegando bem devagar

A pior de todas já lhe digo

É a causada pelo amor

Não de irmão ou de amigo

Provoca mais profunda dor

Se parte da pessoa amada

A dor é quase fatal

Se for de qualquer outra

Não importa, não faz mal

Como tudo passa na vida

A dor também é sanada

Basta não viver despercebida

E logo estará curada

Para passar a dor da emoção

Basta o carinho de um sincero

CORAÇÃO!

(KristormGusmão)

Tenho Sede

Sede é  um pouco como saudade

Tenho sede de momentos felizes...

Sede dos  sonhos do passado,

Sede da minha ingenuidade,

Sede da minha saudade

Sede da imaturidade

Tenho sede de pessoas que nunca mais vi,

Sede dos sonhos que não sonhei

Sede de lugares que não revi,

Sede de atitudes que não agi

Sede das músicas que esqueci

Sede dos sentimentos que não senti

Sede dos poemas que não escrevi

Sede das emoções que não vivi

Tenho sede de mim

Tenho sede de vc...

Tenho sede do mundo !

Kristorm Gusmão

Compartilhar este post

Link para o post

Dia lindo de chuva

!Bom feriadão a todos!bjim nos corações!Pra refletir...

Dias de Introspecção...

são dias como esse...cai uma chuvinha preguiçosa...fininha como as dobrinhas do nosso coração...
De repente cai...a chuva... nos fazendo parar para observar mais atentamente a mãe natureza...
É quando saímos de nossos pedestais ;da pose ,do cabelo alinhado, da roupa bem passada ,da maquiagem perfeita... e ficamos assim por alguns momentos...
Igualmente: MOLHADOS!
Como as crianças sem preocupações maiores ,sem muita coisa na mente ,relaxamos da tensão do dia a dia...
Pois o molhar da chuva nos acalma a mente,refresca a vida e encanta os corações por sua beleza e simplicidade...

A chuva é um milagre, é o toque do amor de Deus em nosso mundo ,nossos corpos. Mostrando seu cuidado com todos os seres da terra...
A chuva cai...feriadão e daí?Deixa cair deixa molhar... Faça novos planos...
Fique um pouco com você e  curta!

Ela cai...sendo bem ou mal recebida...caí suavemente...
As vezes contrastando com a pressa e a agitação dos que não desejam se molhar nela...
Ela continua...trazendo vida e alimento a terra...
Me molha chuva, pois eu te amo!

(Kristorm Gusmão)

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal ,vale a pena saber...meus amados Amigos!

Adorei esse tópico informativo...

Algumas eu já tinha ouvido falar ,mas me surpreendi com ...

Os autores que ´produziram livros com o próprio capital...

A prescrição de livros no lugar de remédios pelos farmacêuticos...rs poderia voltar...

Tolkien e e Rowling escrevendo suas imensas obras a mão...até me inspirou a usar minha máquina de escrever.

Sabia ... que Aluísio Azevedo tinha que ter visualizado seus personagens...apenas pela forma como ele descreve...parece que está vendo as características de perto...rs

"Confira neste artigo 60 diferentes curiosidades sobre livros, estas interessantes fontes de entretenimento e sabedoria.

1) O primeiro livro de que se tem notícia é “Diamond Sutra”, uma coletânea de textos budistas que os chineses teriam produzido em 868 d.C. A técnica ainda era rudimentar: consistia em entalhar letras em bloquinhos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel.
2) A Bíblia de Gutenberg, no entanto, é considerada o primeiro livro impresso da história. Finalizada por volta de 1455 pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da prensa tipográfica, era uma cópia em latim de um exemplar de 380 d.C.

3) A invenção de Gutenberg foi inspirada nos anéis com brasão familiar que os nobres usavam para selar documentos. O alemão concluiu que o mesmo princípio serviria para imprimir letras.

4) O primeiro livro impresso em português foi o Pentateuco – reunião dos cinco primeiros livros da Bíblia -, em Algarve, Portugal, em 1487.

5) Na Idade Média, os livros eram manuscritos em pergaminhos e papiros pelos monges copistas, que passavam dias a fio nos conventos fazendo esse trabalho. É por isso que o assunto das obras era quase sempre religioso. Esses monges eram ótimos desenhistas, mas a maioria não sabia ler.

6) Da Idade Média à era moderna, o gosto literário mudou da água para o vinho. Tanto que o autor mais traduzido do mundo é o americano Sidney Sheldon, cujos romances foram vendidos em 51 línguas e distribuídos em 180 países.

7) Paulo Coelho é o autor brasileiro mais publicado em todo o mundo. Sua obra já foi editada em 52 países e vertida para 48 idiomas e dialetos. O segundo é o baiano Jorge Amado.

8) A Unesco (Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) recomenda que haja uma livraria para cada 10 mil pessoas. No Brasil, com 190 mil habitantes, temos 2.700 livrarias uma para cada 70 mil habitantes.

9) O brasileiro lê em média 4, 7 livros por ano contra 10 nos EUA ou na França e 15 nos países nórdicos. Dos 4,7 livros lidos pelos brasileiros, apenas 0,9 não são livros didáticos.

10) Nos EUA, o ponto de vista dos animais de estimação da família Bush desperta mais interesse do que a vida de seus donos. A biografia de Millie, a cadela de George Bush pai, faturou US$ 900 mil, enquanto a biografia do próprio ex-presidente rendeu humildes US$ 2.700.

11) Os países que mais consomem livros no mundo são, pela ordem: China, Estados Unidos, Japão, Rússia e Alemanha.

12) O livro mais caro do mundo chama-se The Birds of America (Os Pássaros da América), uma coletânea de ilustrações de pássaros feitas por John James Audubon (1785 – 1851), um naturalista do século XIX. Ele foi arrematado num leilão por 11,5 milhões de dólares.

13) A antiga biblioteca de Alexandria foi erguida por Ptolomeu I no século 3 a.C.. Ptolomeu era um dos generais de Alexandre, a quem coube a administração do recém-conquistado Egito. Calcula-se que ela tenha começado com apenas 200 manuscritos em papiro e que, em seu apogeu (século 2 a. C.), abrigou mais de 700.000 papiros.

14) A maior biblioteca do mundo atualmente é a biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com mais de 144 milhões de itens diferentes, disponíveis em cerca de 470 idiomas. Acredite se quiser, mas ela possui “só” 32 milhões de livros catalogados.

15) A maior biblioteca do Brasil é a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, com mais de 9 milhões de itens.

16) Bíblia é uma palavra de origem grega cujo significado é “rolo” ou “livros”. Ela vem de Biblos, provavelmente por cauda da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiros utilizados na produção de livros.

17) Foi São Jerônimo (Eusebius Hyeronimus) quem chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de “Biblioteca Divina”. Ele traduziu a Bíblia para o latim. Um detalhe interessante: São Jerônimo é o padroeiro dos bibliotecários e tradutores.

18) Acredita-se que a Bíblia tenha sido escrita ao longo de 1.600 anos por cerca de 40 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais.

19) A Bíblia possuiu um total de 3.566.480 letras e 773.756 palavras. São 31.138 versículos e 1.189 capítulos.

20) A Bíblia foi traduzida para 1.134 línguas e dialetos. São vendidas 47 bíblias por minuto no mundo.

21) A mais volumosa Bíblia do mundo pesa 175 quilos e pertence ao Vaticano.

22) Miguel de Cervantes tinha 57 anos quando publicou a primeira parte de Dom Quixote.

23) Aldous Huxley, autor do clássico Admirável Mundo Novo, narrou suas experiências com alucinógenos num livro chamado As Portas da Percepção.

24) Também foram as drogas (em especial o ópio e haxixe) que inspiraram o poeta Charles Baudelaire a escrever Os Paraísos Artificiais, uma reflexão sobre o uso de substâncias alucinógenas.

25) Baudelaire e Huxley não foram os únicos nem os últimos a passar as experiências com drogas para o papel. O escritor Paulo Mendes Campos certa vez escreveu um relato sobre experiências com alucinógenos que foi extremamente elogiado pela crítica. Para escrever sobre o assunto, o escritor brasileiro experimentou LSD sob a supervisão médica de um amigo. Seus pontos de vista e observações estão no ensaio Experiências com LSD, publicado pela primeira vez no começo dos anos 1960.

26) No início da carreira, o escritor George Bernard Shaw teve que ser sustentado pela mãe por que não conseguia vender seus livros.

27) O primeiro volume de Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust, foi publicado às custas do próprio autor, uma vez que havia sido recusado por diversas editoras.

28) O poeta Carlos Drummond de Andrade publicou o seu primeiro livro, com tiragem de 500 exemplares, com o dinheiro do próprio bolso.

29) Foi com suas últimas economias que o escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez publicou sua obra-prima Cem Anos de Solidão. A primeira tiragem de oito mil exemplares se esgotou em 15 dias.

30) O poeta chileno Pablo Neruda só conseguiu publicar seu primeiro livro, Crepusculário, depois de vender todos os seus bens para financiá-lo.

31) Dom Quixote, obra-prima do espanhol Miguel de Cervantes, obteve um sucesso tão grande na época da sua publicação que um anônimo escreveu uma segunda parte do romance.

32) O romance Os Tambores de São Luís, do brasileiro Josué Montello, possui nada mais, nada menos que 400 personagens.

33) O escritor Georges Simenon publicou em toda a vida 425 livros. Dizem que Simenon chegou ao ponto de escrever um livro por dia. Destes, 84 são com o personagem Inspetor Maigret.

34) O escritor brasileiro Ryoki Inoue publicou mais de 1.100 obras usando 39 pseudônimos. Um recorde digno do Guiness Book! Inoue chegava a escrever um capítulo inteiro de um livro durante uma ida ao banheiro.

35) O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro. O Dia do Livro Infantil é lembrado em 18 de abril (aniversário de Monteiro Lobato).

36) A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido do mundo. Calcula-se que os números de exemplares já ultrapassaram 6 bilhões.

37) Até hoje, foram produzidos mais de 400 filmes baseados na obra de William Shakespeare.

38) Guimarães Rosa, famoso escritor brasileiro, morreu três dias depois da sua posse na Academia Brasileira de Letras.

39) O poeta português Fernando Pessoa foi criado na África do Sul e teve o inglês como a sua segunda língua. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa.

40) O Bloomsday é um feriado comemorado em 16 de junho na Irlanda, em homenagem ao livro Ulysses, de James Joyce. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia.

41) Virginia Woolf, Goethe e Hemingway tinham o hábito de escrever em pé.

42) Conforme inventário da UNESCO de traduções de livros, Agatha Christie é a autora mais traduzida em todo o mundo, com 6.598 traduções de seus contos, romances e peças teatrais.

43) A escritora inglesa J.K. Rowling escreveu todos os livros do Harry Potter à mão.

44) A caligrafia do escritor Machado de Assis era tão ruim que, às vezes, até ele tinha dificuldade de entender o que escrevia.

45) No Reino Unido, a prescrição de livros em vez de fármacos está a ser adotada como terapia para tratar a depressão. Efetivamente, os livros ajudam os pacientes a ultrapassar os problemas que os atormentam sem efeitos secundários.

46) A obra 50 Sombras de Grey foi o livro mais lido de sempre em Inglaterra.

47) Os livros de Justin Bieber e Jessica Alba foram best sellers nos Estados Unidos.

48) A palavra livro provém do latim “liber” , que significava a camada fina entre a casca e o miolo da árvore. A palavra inglesa “book” tem um significado semelhante: deriva de “bog” ou salgueiro, de que eram feitos os livros.

49) O livro infantil mais caro foi o exemplar de Alice no País das Maravilhas que pertencia ao próprio Lewis Carrol. Custou quase 2 milhões de euros.

50) Em 1931, Alice no País das Maravilhas foi proibido na China, já que animais que falavam eram um insulto aos humanos.

51) Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes era oftalmologista e teve de começar a escrever porque os oftalmologistas tinham um vencimento baixo no século XIX.

52) Sherlock Holmes é o personagem da literatura mais retratado no cinema e na TV.

53) A palavra O.k., muito usada em A culpa é das estrelas, é a mais falada no mundo.

54) Para escrever Jogos vorazes, Suzanne Collins se inspirou em cenas da Guerra no Iraque transmitidas pela TV.

55) J.R.R. Tolkien digitou toda Trilogia O Senhor dos anéis com dois dedos.

56) Dan Brown foi cantor pop e compositor antes de escrever O código Da Vinci.

57) Franz Kafka pediu para seu amigo queimar seus manuscritos. O castelo, O processo e Amerika foram publicados contra sua vontade.

58)Aluísio de Azevedo tinha o hábito de, antes de escrever seus romances, desenhar e pintar, sobre papelão, as personagens principais mantendo-as em sua mesa de trabalho, enquanto escrevia.

59) Nos EUA, aficcionados por livros são conhecidos como BookLovers (Amante de Livros) e BookWorms (Traça de Livros). No Brasil termos para aficcionados por livros não são muito difundidos e quase sempre preferem chama-los de nerds, quando o mais coerente seria Livrólatras (Adoradores de Livros) ou Bibliófilos (Amante de Livros).

60) O Dia mundial do livro é 23 de abril e foi escolhido em 1996 como o dia mundial do livro e dos direitos do autor pela UNESCO. Nesse dia nasceram ou faleceram escritores importantes da literatura universal, como Cervantes, Shakespeare, Vladimir Nabokov, Garcilaso de la Veja, entre outros. O dia foi escolhido para incitar em todos, em particular nos mais jovens, a descoberta do prazer da leitura e o respeito pela imensa contribuição dos escritores para o progresso social e cultural da humanidade

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0