Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Brek

O tópico dos Smartphones - Android vs iOS vs Windows vs O Resto

Recommended Posts

Tópico oficial sobre smartphones e seus sistemas operacionais, podemos focar aqui em tudo que sair de novidade interessante sobre o universo dos smartphones. Cada vez mais populares e melhores. 

Para começar, as vendas de smartphones Android bateram record em 2014 e chegaram a vender no ano 1 bilhão de smartphones.

A imagem abaixo ilustra isso e aproveita para mostrar o marketshare atual:

Screen-Shot-2015-01-29-at-1.37.34-PM.png

81% dos smartphones vendidos no ano passado eram Android. A Apple com toda sua fama consegue apenas 15% do mercado. A maior razão para isso é o preço caro dos iPhones enquanto Androids possuem uma infinidade de modelos para todos os gostos, desde baratos até telefones até melhores que iPhones. Já o Windows está muito atrás, mas é o único sistema além do Android e iOS com alguma representatividade com seus 3%, razão pela qual muitas aplicativos não se dão ao trabalho de fazer algo para ele. Mas "O Resto" só tem 0,7% do mercado.

É interessante notar que só o Android cresceu de 2013 para 2014 passando de 78,9% de marketshare para 81,2%. O iOs teve queda de 0,5% (de 15,5% para 15%) e o Windows teve queda de 0,6% (de 3,6% para 3%).

Vamos ver se com o Windows 10 a MS consegue melhorar e se "O Resto" tem alguma chance de crescer com o Firefox OS. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No Brasil o Windows Phone já ultrapassou o ios.

Eu não sabia disso, mas faz mesmo muito sentido em um país como o nosso onde iPhone é caríssimo e as vendas dos smartphones são em sua maioria modelos com preços competitivos. Realmente é um mercado interessante para o Windows Phone, mas o Android aqui também se supera.

O iOS é que cai de 15% para menos de 5% no Brasil e o Windows Phone pula de 3% a nível global para 6% Já o Android que era 81% a nível global pula para 88% no Brasil. Mas isso são dados de 2013. Não achei nada sobre 2014.

https://tecnoblog.net/151298/windows-phone-segundo-lugar-brasil/

Bem, até achei, mas falava sobre o terceiro trimestre apenas:

https://macmagazine.com.br/2014/12/29/ios-ocupa-apenas-a-terceira-posicao-de-vendas-no-brasil-atras-de-windows-phone-e-android/

Mas aí é ainda pior por que o Android pulou para 91% nesse trimestreda notícia de 2014. Então o iOs e Windows devem ter diminuído.

Uma pena, pois seria bom uma concorrência maior. Por hora o Android está praticamente sozinho no Brasil, deixando o resto quase insignificante. Vamos torcer para o Win10 realmente dar uma força a mais para o Windows Phone, mas a MS vai ter que investir forte em propaganda também.

Compartilhar este post

Link para o post

Android vendeu muito durante muito tempo por ter modelos baratos. E esses modelos baratos, em grande parte da Samsung, contribuíram muito pro pessoal que gosta de falar mal de Android. Aparelho Android barato até pouco tempo atrás (Samsung ainda hoje) era sinonimo de pouca memória, lerdeza, aplicativos travando...

Hoje em dia com Moto G, um aparelho Android muito bom, com o sistema puro e bom hardware, por um preço consideravelmente acessível pr'os padrões brasileiros (600 aécios em média), dá pra mudar bastante essa ideia.

Já tive um Symbian (Nokia E61), um BlackBerry Bold, dois Androids (Sony Xperia X8, Motorola Defy), dois iPhones 4 (o primeiro foi roubado), um Lumia 620 com Windows Phone e hoje tô com um Moto G, ainda da primeira geração, que comprei há cerca de um ano e só troco quando ele se acabar. Gostei de todos eles, todos tem seus pontos positivos e negativos. O Windows Phone me surpreendeu bastante. Falta de aplicativos não é problema pra ele, mas infelizmente os aplicativos do Google, que propositalmente boicota o WP, fazem falta. A Google é tão fdp com o Windows Phone que mesmo se você quisesse acessar os serviços pelos sites, no lugar dos aplicativos, abria um site pra dumbphone, quando era acessado de um Lumia.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem no trabalho fiquei pensando neste topico e lembrei de meus bons tempos de Nokia ESeries.

Meu primeiro Smartphone foi um Nokia E71, acho que em 2009 ou 2010, que estou com ele funcionando quase perfeitamente até hoje (claro, a bateria já não é mais aquelas coisas) Na verdade, tenho meu SII até hoje mas a questão da bateria já me deu raiva dele:

Basicamente, depois de 10 meses de uso, a bateria ia gastando normal até chegar a uns 60% e o celular ficava inutilizável, travando muito e me forçando a reinicializar. Reinicializava e, putz, a bateria pulava de 60 pra 20%, o que na época ainda dava pra muita coisa. Nos dois meses seguintes travava a 60, 40 e 15% e só depois de dar 1 ano e 1 dia (e perder a garantia) tive a brilhante idéia de abrir o celular e a bateria estava estufada!

Fiquei um bom tempo com raiva, ainda mais ao ver na internet que milhares e milhares de pessoas tiveram o mesmo problema (amigos meus inclusos).

Comprei uma bateria alternativa e o problema continuou!!!! Ou seja, não era a bateria que estava estragada, mas algo do celular. Formatei, melhorou uns tempos, voltou algum tempo depois, tirei a ROM original e coloquei outra, melhorou por um tempo mas voltou o mesmo problema depois. Acabei comprando uma bateria original que também dá o problema.

Então, até hoje o problema é o mesmo: O celular roda normal até 60% da bateria e começa a esquentar e a travar, só reiniciando ele volta a funcionar. Aí vai da sorte, algumas vezes volta em 50% de carga, outras vezes a 40 ou 20%. Pior, se eu reinicio de novo, ele pode voltar ainda pior ou melhor. Eu então vivo com o celular e uma bateria reserva a tiracolo sempre. Uma acaba, eu troco. Algumas vezes, a bateria que acabou com 0% de carga, eu esqueço e ponho de novo e tá lá, com 10% de carga. E a bateria que eu guardei com 100% de carga tá com 85%!

Esse é o principal motivo pelo qual pretendo ter um WinPhone, a Nokia ao menos sempre foi excelente na questão de baterias.

Compartilhar este post

Link para o post

O MotoG me fez gostar de Android de novo, apesar de que a atualização pro Lollipop deixou ele bem lerdinho. Andei pesquisando e o problema não é nem relacionado ao Moto G, e sim o Lollipop que ficou ruim em todos os aparelhos, inclusive os Nexus.

Google prometeu consertar o memory leak brutal num próximo update. Vamos ver o que vem por aí...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A esperança é a última a morrer.

Na próxima vou dar chance à MS.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que a MS quer entrar com aplicativos no mercado Android: http://www.androidpit.com.br/microsoft-cyanogenmod-android-investimento

Pela notícia a MS está dando suporte a quem quer "tirar o Android do Google". Algo que acho bem difícil de fazer.

Aplicativo MS no Android já existe a algum tempo. Desde Xbox até Office. Pena que o contrário não acontece.

Compartilhar este post

Link para o post

Andando com o celular no modo offline o tempo todo.
Só entro na rede para acessar a internet e fico offline de novo.
Assim a bateria dura o dia todo.

Vou esperar a próxima folga e vou baixar uma atualização Custom Rom nova qualquer para o SII, torcendo pra ele agentar ao menos até o fim do ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda estou torcendo pelo WinPhone vingar para pegar um, mas dúvido que vingue este ano. Então vou observar como ficará até meados de 2016 antes de mudar. Ainda há aplicativos sendo lançados só para o Android/iOS mesmo depois de todo o anúncio da MS, como o recente Mortal Kombat X.

Não tem jeito, o celular pode ser uma maravilha, mas até o Win10 sair nada pelo visto vai mudar e quando sair vai depender muito se conseguirá aumentar sua base. Pois muito aplicativo não liga sobre a questão de lançar lá e ter versão PC por default por o aplicativo não pensar no PC em parte dos casos.

Compartilhar este post

Link para o post

CyanogenMod virá com apps e serviços da Microsoft pré-instalados

cyanogenmod

A Microsoft está cada vez mais de olho nos smartphones — e não só nos Windows Phone. Além de fazer novos apps para Android e iOS, no início do ano veio à tona a notícia de que a empresa iria investir no CyanogenMod, uma das ROMs mais populares do Android. Agora sabemos mais sobre como isso vai acontecer na prática: a Cyanogen anunciou que apps da Microsoft virão pré-instalados no CyanogenMod e serviços da empresa estarão entre as opções nativas.

A Cyanogen disse que Bing, Skype, OneDrive, OneNote, Outlook e Microsoft Office virão pré-instalados em seu sistema operacional, e os serviços do Bing estarão entre as opções do sistema. Quem não gostar da ideia vai poder desinstalar completamente os apps — e não apenas desativá-los, como acontece em outros aparelhos e skins do Android. Faz sentido: geralmente, quem adere ao CyanogenMod está fugindo do bloatware que as fabricantes colocam em seus aparelhos

Os apps pré-instalados fazem parte do investimento de US$ 70 milhões que a Microsoft fez em janeiro na Cyanogen, como parte da estratégia de estar cada vez mais presente entre dispositivos móveis, mesmo que em outros sistemas operacionais, como Android e iOS — outros pontos desse plano foram o lançamento de apps como o Outlook e o Office Lens para iPhones e Androids e o acordo com a Samsung para colocar seus apps no Galaxy S6 e em tablets.

Por outro lado, a Cyanogen já estava tentando se livrar do Google, mesmo antes do acordo com a Microsoft. Desde que se tornou uma empresa, em setembro de 2013, ela tem a ambição de se tornar uma forte concorrente nos sistemas operacionais móveis. Por um tempo, o CyanogenMod veio embarcado no excelente OnePlus One, mas as duas empresas acabaram desfazendo a parceria.

http://gizmodo.uol.com.br/cyanogenmod-vira-com-apps-e-servicos-da-microsoft-pre-instalados/

Compartilhar este post

Link para o post

70 milhões é pouco para uma missão desse porte. A M$ investiu 500 milhões no lançamento do xbox.

Compartilhar este post

Link para o post

70 milhões é pouco para uma missão desse porte. A M$ investiu 500 milhões no lançamento do xbox.

​Cyanogen é uma empresa pequena, com também uma margem pequena de usuários se for ver o Android como um todo e a única coisa que faz é deixar os aplicativos pré-instalados da MS. Não acho que tem comparação em investir no X por ser algo da própria MS e uma marca que ela vai trabalhar para o resto da vida.

MS tem que investir mesmo é no próprio Windows Phone fazendo todo marketing do mundo quando o Windows 10 sair.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas ficou claro que essa rom alternativa é a chave para o sucesso. Porque francamente, já é tarde demais para o win bater de frente com o android. 

O jeito é se infiltrar nesse mercado por meio de cyanogen! Mas, para pegar uma fatia grande, são necessários mais investimentos. É preciso querer jogar para ganhar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso