Welcome to BREKGO

Seja bem-vindo à comunidade BrekGO. Aqui é o local ideal para quem gosta de jogos, livros, filmes, séries, animes e assuntos do nosso cotidiano, como política, saúde, entre outros. 

Torne-se um membro e participe de conversas amigáveis sobre os mais diversos temas. Membros da BG não vêem propagandas no fórum e é grátis. Então, o que está esperando para fazer parte da BrekGO?

Registre-se no fórum e não veja mais anúncios como este! Registre-se agora! É rápido, fácil e gratuito! Já é usuário? Entre aqui!

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Eli Brek

Comparativo entre os e-readers Kindle, Kobo e Lev

16 posts neste tópico

Com o lançamento do Lev, o e-reader da Saraiva, temos agora mais uma opção no mercado para quem tem interesse em adquirir um dispositivo para leitura de ebooks. Por isso, eu resolvi preparar um comparativo entre os modelos concorrentes das três linhas de e-readers para ajudá-lo a escolher a melhor opção para você: oKindle da Amazon, o Kobo da Livraria Cultura, e o Lev da Saraiva.

É importante enfatizar que todos os modelos que apresentarei neste post são de e-readers com tela e-Ink, que é aquela tela que não utiliza nem a tecnologia LCD e nem LED, que permite que a imagem seja apresentada sem emissão de luz (alguns modelos possuem uma iluminação para leitura, mas não é a mesma coisa, a iluminação é lateral e tem menor incidência nos olhos). Por isso, ela tende a ser mais agradável para a leitura, em comparação com as outras tecnologias.

Outro ponto importante é lembrar que os e-readers são leitores eletrônicos de livros. Você não consegue instalar aplicativos neles, nem jogos (note que os modelos Kindle Fire são tablets, não são e-readers). E-readers foram concebidos para substituir o livro impresso, para os usuários que queiram apenas ler livros. Para uma melhor explicação sobre a diferença entre tablets e e-readers, leia este post.

Comparação dos modelos básicos

Vamos começar a comparação com os modelos básicos das linhas Kindle, Kobo e Lev, comparando as características dos equipamentos equivalentes destas três famílias de e-readers. São eles: Kindle (que eu costumo chamar de “Kindle básico” para não confundir), Kobo Touch e Lev sem iluminação (clique nos links para ir para os sites dos fornecedores).

A maior diferença entre estes modelos e os que veremos no próximo tópico é que estes não possuem iluminação embutida para leitura em ambientes escuros.

Note que as informações que constam nesta tabela foram obtidas nos sites dos respectivos fornecedores, exceto onde indicado.

novo Kindle*Kobo TouchLev
TelaTela de 6″ com tecnologia “Pearl e-paper”, 167 ppi, escala com 16 níveis de cinza6″ Pearl E Ink touch screen Vizplex V220 display 16 níveis de cinzaTela E ink® Pearl de 6”, 758 x 1024 pixels (213 dpi), 16 tons de cinza
Dimensões16,9 x 11,9 x 1,02 cm16,5 X 11,4 X 1 cm16,6 X 12 X 0,94 cm
Peso191 gramas185 gramas190 gramas
Processador(não informado)800 MHzAllwinner A13 Cortex A8
InterfaceTela sensível ao toqueTela sensível ao toqueTela sensível ao toque Multi-touch capacitiva
Armazena-
mento
4 GB2GB, sendo 1GB disponível para conteúdo4 GB
Tempo de BateriaAté um mês com a função wireless desligada, baseando-se em uma leitura diária de 1/2 horaMais de 1 mês (dependendo do uso pessoal, duração pode variar)3 semanas de leitura**
Conectivi-
dade
Suporta Wi-Fi b/g/n e protocolos de segurança WEP, WPA, e WPA2 utilizando autenticação de senha ou Wi-Fi Protected Setup (WPS)Wi Fi 802.11 b/g/nWi-Fi b/g/n
Expansão de memóriaNão possuiaceita cartão de memória SD de até 32 GBslot para cartão microSDHC

Formatos suportados de ebooks

Kindle Format 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC naturalmente; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por conversão pela Amazon.EPUB, PDF e MOBIEPUB, PDF, HTML, TXT, FB2

Preço no Brasil*

R$299,00R$299,00R$299,00

* As informações referentes ao Kindle básico foram atualizadas em 15/11/2014 com a chegada ao Brasil deste novo modelo.

** A única informação que consta no site da Saraiva sobre a duração da bateria dos e-readers Lev é “semanas de leitura”. Após a publicação deste post, a leitora Denise (obrigada!) informou que são “3 semanas de leitura” (vide comentário após o post).

Na linha “Formatos suportados de ebooks”, eu destaquei somente os formatos de ebooks, sem incluir na tabela os formatos de outros tipos de arquivo, como imagens, áudio, quadrinhos, etc.

* O preço dos e-readers indicados na tabela são aqueles praticados quando este post foi publicado. Confira os preços antes de decidir pela compra de qualquer um destes dispositivos.

Comparação entre os modelos com iluminação embutida

Agora vamos comparar os modelos de e-readers de cada linha que oferece iluminação embutida para leitura em ambientes escuros ou com pouca luz. São eles: Kindle PaperwhiteKobo Glo e Lev com Luz (clique nos links para ir para os sites dos fornecedores).

Note que as informações que constam nesta tabela foram obtidas nos sites dos respectivos fornecedores, exceto onde indicado.

Kindle PaperwhiteKobo GloLev com Luz
TelaTela Paperwhite de 6″ (15,2 cm) da Amazon, com tecnologia de fontes otimizada, resolução de 1.024 x 758 píxeis a 212 ppi, escala de cinzas com 16 níveis.6″ E Ink XGA Pearl Screen; resolução 1024×758; 16 níveis de cinzaTela E ink® Pearl de 6”, 758 x 1024 pixels (213 dpi), 16 tons de cinza
Dimensões16,9 X 11,7 X 0,91 cm15,7 X 11,4 X 1 cm16,6 X 12 X 0,94 cm
Peso213 gramas185 gramas190 gramas
Processador1 GHz*1 GHzAllwinner A13 Cortex A8
InterfaceTela sensível ao toqueTela sensível ao toqueTela sensível ao toque Multi-touch capacitiva
Armazena-
mento

4 GB**

2GB4 GB
Tempo de BateriaAté 8 semanas nas seguintes condições: 30 minutos por dia com conexão Wi-Fi desligada e brilho na configuração 10Aprox. 1 mês (dependendo do uso pessoal, duração pode variar) – 70 horas com uso contínuo do ComfortLight3 semanas de leitura**
Conectivi-
dade
Wi-Fi nos padrões 802.11b, 802.11g, ou 802.11n com suporte a protocolos de segurança WEP, WPA e WPA2 ou WPSWi Fi 802.11 b/g/nWi-Fi b/g/n
Expansão de memóriaNão possuiaceita cartão de memória SD de até 32 GBslot para cartão microSDHC

Formatos suportados de ebooks

Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção e PRC nativamente; HTML, DOC e DOCX através de conversão pela Amazon.EPUB, PDF e MOBIEPUB, PDF, HTML, TXT, FB2
Preço no BrasilR$479,00R$479,00R$399,00

* Informação obtida na Wikipedia.

** A única informação que consta no site da Saraiva sobre a duração da bateria dos e-readers Lev é “semanas de leitura”. Após a publicação deste post, a leitora Denise (obrigada!) informou que são “3 semanas de leitura” (vide comentário após o post).

Na linha “Formatos suportados de ebooks”, eu destaquei somente os formatos de ebooks, sem incluir na tabela os formatos de outros tipos de arquivo, como imagens, áudio, quadrinhos, etc.

* O preço dos e-readers indicados na tabela são aqueles praticados quando este post foi publicado. Confira os preços antes de decidir pela compra de qualquer um destes dispositivos.

** Já chegou ao Brasil o modelo com 4GB de memória, segundo informações do site da Amazon.

Outros modelos não comparados(*)

O leitor Marcos lembrou bem que existem outros modelos além destes mencionados nas tabelas acima (obrigada!). Estas tabelas mostram os modelos que são concorrentes entre si e que possuem características semelhantes.

Além deles temos, da linha Kobo, o modelo Kobo Aura HD, que é semelhante ao Kobo Glo mas tem uma tela maior (tamanho maior e maior resolução). Pode interessar a quem ache que os demais e-readers são pequenos. Para mais informações sobre o Kobo Aura HD, leia este post.

Da linha Kindle, temos também o Kindle Paperwhite 3G, que é praticamente idêntico ao Kindle Paperwhite, e oferece também o serviço 3G para acesso à loja da Amazon (leia mais sobre o serviço 3G do Kindle neste post). Leia mais sobre este modelo neste post.

Conclusão

Eu fico um tanto decepcionada com os preços dos e-readers aqui no Brasil. Além de serem mais caros do que no exterior, as lojas praticamente tabelam os preços ao invés de procurarem concorrer de fato entre si, como vocês podem ver nas tabelas acima. Na minha opinião, o preço seria um fator muito importante na escolha de um e-reader, mas acaba ficando quase de lado, já que todos praticamente cobram o mesmo preço.

De qualquer forma, espero que esta tabela possa ajudá-lo a analisar as características de cada modelo mais facilmente. Eu recomendo que você leia o post Dicas para escolher o melhor e-reader para você, onde eu falo sobre os fatores que considero mais importantes na escolha de um e-reader, além das características de cada modelo. Se você está pesquisando para comprar um e-reader, eu considero este post uma leitura obrigatória!

FONTE:

http://www.vidasempapel.com.br/comparativo-e-readers-kindle-kobo-e-lev/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ora, se todos são o mesmo preço, então fico com o que suporta o maior número de formatos!

E você, Brek? Qual a sua opinião entre esses 3?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que tanto faz qual a pessoa escolhe, pois todos são bons mesmo e para ler não muda tanto de um para o outro além do tamanho. 

Comigo eu olhei os Kobos e o Lev, aqui não tinha Kindle. Acabei escolhendo o Lev, pois gosto mais da Saraiva que da Livraria Cultura, mas quando fui comprar estava em falta e iria demorar 30 dias para chegar, então fui na Cultura e comprei o Kobo mesmo. Acho ele excelente, assim como também achava o Lev. A bondade do Kobo é que tem uma variedade maior de cor e tamanho para escolher.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comprei um Kindle Paperwhite há dois anos e não me arrependo de nada.

Uso o Calibre pra gerenciar os livros, independente do formato que eu tenha ele converte pro formato do Kindle (ou de vários outros aparelhos), além de ajudar a organizar.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostei muito desse tópico pois tirou algumas duvidas minhas sobre esses leitores de livros.

Valew Breks!

Mas gostaria muito de adquirir um kindle ,sei lá ,acho que foi o primeiro que conheci  quando vi com um sobrinho.

bjim em todos!

Obs...quantos livros cabem mais ou menos em 4 G?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostei muito desse tópico pois tirou algumas duvidas minhas sobre esses leitores de livros.

Valew Breks!

Mas gostaria muito de adquirir um kindle ,sei lá ,acho que foi o primeiro que conheci  quando vi com um sobrinho.

bjim em todos!

Obs...quantos livros cabem mais ou menos em 4 G?

​Milhares de livros. Isso depende do tamanho de cada um. Tem livro que é menor que 1MB, outros um pouco maiores. Mas se tirarmos uma média de livros sendo 1MB cabe uns 4 mil livros. Se tiver muitos livros pesados caberá no mínimo uns 2 mil livros em 4GB. É livro para caramba heheh.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

​Milhares de livros. Isso depende do tamanho de cada um. Tem livro que é menor que 1MB, outros um pouco maiores. Mas se tirarmos uma média de livros sendo 1MB cabe uns 4 mil livros. Se tiver muitos livros pesados caberá no mínimo uns 2 mil livros em 4GB. É livro para caramba heheh.

​Ok ,só fiquei preocupada com o Kindle não ter como colocar cartão.

Na verdade tenho um celular xing ling  antigo que imita a tela de um kindle sem brilho na tela e tal...vou ficando com ele por enquanto...

Interessante que já li Guerra dos Tronos livro 1 num celular com uma tela pequena pra caramba ,mas quanto mais sofisticados ficam nossos aparelhos menos tempo ou disponibilidade a gente vai tendo para se dedicar a ele...rs incrível isso!

Compartilhar este post

Link para o post

​Ok ,só fiquei preocupada com o Kindle não ter como colocar cartão.

Na verdade tenho um celular xing ling  antigo que imita a tela de um kindle sem brilho na tela e tal...vou ficando com ele por enquanto...

Interessante que já li Guerra dos Tronos livro 1 num celular com uma tela pequena pra caramba ,mas quanto mais sofisticados ficam nossos aparelhos menos tempo ou disponibilidade a gente vai tendo para se dedicar a ele...rs incrível isso!

​O bom do e-reader é que você fica focada apenas em ler. Não tem aplicativos "toma-tempo" como em smartphones.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

​O bom do e-reader é que você fica focada apenas em ler. Não tem aplicativos "toma-tempo" como em smartphones.

​Brek ,e- reader é o kindle?

Compartilhar este post

Link para o post

Com uma agenda corrida de cuidados hospital,dietas...Mal peguei no meu kindle...tsc.Espero poder curtir mais nas próximas semanas...

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiquei uns dias sem ler no meu Kindle por que tinha perdido aqui em casa, mas achei e já voltei a ler. :P

Ainda bem que mesmo quando o Kindle desaparece ainda dá para ler em outros lugares com app Kindle e fica tudo sincronizado.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa madruga Brek! Sabe me dizer como passar livros do meu PC para o Kindle? Em qual formato é lido no kindle tentei PDF,word e bloco de notas e não consegui passar por kindle...tsc

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Em 19/03/2017 at 00:37, Maressa Kristorm disse:

Boa madruga Brek! Sabe me dizer como passar livros do meu PC para o Kindle? Em qual formato é lido no kindle tentei PDF,word e bloco de notas e não consegui passar por kindle...tsc

O formato do Kindle é o Mobi. Exemplo livro.mobi.

Mas você pode baixar um programa chamado Calibri para converter para o formato .mobi e enviar via cabo para o Kindle.

Porém, acho muito mais prático mandar por email. Se você mandar o livro por email para o Kindle, a própria Amazon converte do formato que você manda para o formato Kindle, então você não precisa converter nada. É tudo automático.

E é bem fácil, é literalmente apenas anexar os arquivos que você quer por email e enviar para o seu email Kindle. Se não sabe qual é seu email Kindle é só ir neste link da Amazon:

https://www.amazon.com.br/gerencieseuconteudoedispositivos

Em seguida vai na aba Configurações do link acima e desça a rolagem do navegador até Configurações de Documentos Pessoais. Lá vai estar seu email Kindle. É só anexar o livro que quer, enviar para esse email e esperar um pouco, logo estará disponível em sua biblioteca Kindle como se você tivesse comprado o livro.

Aqui tem um tutorial completo sobre o assunto:

https://www.amazon.com.br/gp/help/customer/display.html?nodeId=201974220

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi metade do que li...Mas vou tentar com meu filho.Prineiro terei que mudar meu email do Kindle que está o do meu esposo ,pois ele que comprou e acabou ficando no nome dele

Muito grata pela explicação Brek

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
22 minutos atrás, Maressa Kristorm disse:

Entendi metade do que li...Mas vou tentar com meu filho.Prineiro terei que mudar meu email do Kindle que está o do meu esposo ,pois ele que comprou e acabou ficando no nome dele

Muito grata pela explicação Brekemoji3.pngemoji16.png

Mas o seu Kindle está usando qual conta no momento? Logo no início você deve ter colocar um login e senha, não foi? Foi uma conta sua ou do seu marido? A conta com a qual você compra livros e aparecem no Kindle é uma sua ou do seu marido?

A questão é só saber qual conta você está usando o seu Kindle e enviar para o email Kindle dessa conta.

Mas deixe-me explicar uma coisa, você tem o seu email que usa no dia-a-dia e não é deste que falo. O email Kindle é um email que você adquire ao se cadastrar na Amazon e ser apenas para enviar livros/documentos para os seus dispositivos Kindle.

Quando me refiro a "email Kindle" é o email que a Amazon criou para você transferir arquivos e não o email pessoal que você usa para enviar e receber mensagens diariamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0