Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Paladino

Paladino's Reviews: Fighting Fantasy: The Forest of Doom

Recommended Posts

Fighting Fantasy: The Forest of Doom

Plataforma: Android, IOS, PC
Desenvolvido: Tin Man Games
Publicado: Tin Man Games
Formato: Digital

Sinopse:

Nos anos 80 ao 90 existiu um tipo jogo muito peculiar, que infelizmente, se encontra esquecida no imaginário popular: Os Livros-Jogos, basicamente um livro com pequenos textos numerados, o jogador deve ler e escolher a sua ação, cada decisão leva para outros trechos ate o jogador consiga vencer ou morrer. Com advento dos videos games e Rpgs com uma mecânica mais robusta, esses jogos foram esquecidos. Mas a simplicidade, alta dificuldade e alto fator de replay são o charme desses jogos. Se voce acha que Dark Souls é difícil tente terminar um livro.

Em "The Forest of Doom" ou "Floresta da Destruição" o jogador é um aventureiro que possui a missão de resgatar o martelo mágico dos líder dos Anões de Stonebridge, roubado pelos Goblins, que infelizmente se perdeu na perigosa Floresta de Darkwood, poderá voce recuperar a arma a tempo?

 

Gameplay:

Basicamente a mesma da versão impressa, o jogador deve ler o livro ate que uma decisão deve ser tomada, após escolher o que fazer, mover para o numero de referencia adequado.

 

Citar

Regras

  1. O jogador deve rolar um dado de 6 faces e somar 6 (1d6+6) para Habilidade/Skill 
  2. O jogador deve rolar e dois dados de seis faces e somar 12  (2d6+12) para Saúde/Stamina
  3. O jogador deve rolar um dado de 6 faces e somar 6 (1d6+6) para Sorte/Luck.

Muitas vezes o livro te pede para testar sua Habilidade/Saúde/Sorte deve-se rolar dois dados (2d6) se o numero foi inferior a sua Habilidade/Saúde/Sorte o teste foi bem sucedido, somente para sorte em caso de sucesso deve-se reduzir 1 ponto de Sorte por teste.

E caso de combate, deve-se rolar dois dados de seis faces e somar com sua habilidade (2d6+Habilidade) aquele que possuir o numero maior vence e causa dano ao oponente geralmente -2 pontos da Saúde, deve-se rolar ate um dos dois tenha chegado a zero pontos de Saúde.

Pronto! expliquei todas as mecânicas da serie Aventuras Fantasticas/Fighting Fantasy.

Tudo é bem inteligível, mas a grande dificuldade são as escolhas: muitas vezes o jogador decide ir por um caminho errado e tem que recomeçar tudo de novo, portanto um Livro-Jogo pode durar muito tempo, tudo depende da memória do jogador.

A versão mobile possui a capacidade do jogador agitar o celular/tablet para rolar os dados, é bem interessante o sistema, mas a física dos dados deixa a desejar

Existe também o modo trapaça que deixa o jogador ler o livro sem precisar se preocupar com testes e combates

 

Musica:

Sinceramente a musica mais genérica possível de fantasia fantástica e efeitos sonoros são bem rudimentares, parece que gravaram tudo com uma péssima qualidade de som, cheguei a pensar que o auto falante do celular estava rachando, é recomendado jogar com o som desligado.

 

Gráficos:

As ilustrações do game são excelentes, feitas em nanquim com grande atenção a detalhes, possuindo um estilo bem peculiar que perdura toda a coleção de livros.

É possível jogar o game com as ilustrações colorizadas ou a versão original, sinceramente eu prefiro em nanquim onde os detalhes são melhor preservados, parece que pegaram usaram o photoshop com uma má vontade...

 

Considerações finais:

  • Feito para fãs da serie, uma versão digital muito fiel ao original.
  • O preço é caro para um app: R$8.
  • Um jogo com um fator de replay enorme e também muitas mortes.
  • Poucos títulos foram digitalizados e fora da ordem de lançamento.
  • Não existe tradução/ localização.
  • O jogador deve gostar de ler.

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece um clássico mesmo. Me lembra dos nossos BrekPGs com rolarem de dados. Eu acho interessante, mas acho que não jogaria pelo fator sorte. 

Mas é bom ver que o estilo não morreu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×