Ir para conteúdo

Não existe propaganda no fórum para membros registrados! Registre-se agora! É rápido, fácil e gratuito! Já é usuário? Entre aqui!

Entre para seguir isso  
Mega

Concurso e canseira

Recommended Posts

Uns dez anos atrás eu tinha muita energia e tempo livre. Mas hoje, muito pelo contrário.

Depois de 5 anos afundando num emprego sem futuro, resolvi estudar pra passar num concurso público que pague melhor.

Em vez de passar as férias descansando, só fiquei estudando e agora, de volta ao trabalho, tenho horas acumuladas. Minha jornada diária é de 9 horas. Saio de casa as 5 horas da madrugada e só volto as oito da noite. Morto.

Netflix e videogame, só de fim de semana e olhe lá.

Estou no aguardo do resultado da avaliação do concurso. Veremos... se eu passar vou ter um salário melhor, mas nem um pouco a mais de tempo livre.

É isso a vida? Em vez de trabalhar para viver, vivemos para trabalhar (ao menos será assim enquanto eu for um proletário).

E é por isso que eu sumi da BG... não tenho tempo livre nem energia para debater e argumentar como antes. São outros tempos, vivemos a era da ignorância voluntária.

Chego ao ponto de querer me isolar de todos. Estou farto disso e sem perspectivas. Percebo claramente que somente os privilegiados tem como estudar o suficiente para passar nos concursos público.

A iniciativa privada paga ainda pior, exigindo uma jornada maior. Inviável.

E agora? O que vocês fariam no meu lugar para ter uma melhora na qualidade de vida? Meu trabalho sequestrou minha vida de mim. Que vida é essa onde sequer posso jogar street fighter todos os dias?

É uma vida onde as pessoas me dizem que eu deveria dar graças por acordar as 4 da manhã de segunda a sexta, porque se eu estivesse trabalhando na iniciativa privada eu teria que acordar as quatro da manhã de segunda a sábado, pra ganhar salário mínimo!

Talvez seja a punição por eu ter estudado para ser professor de Matemática em um país onde ninguém dá a mínima para a Matemática, ou aos professores. É um país onde professores são rotineiramente desrespeitados e agredidos pelos seus alunos e, algumas vezes, até mesmo assassinados por eles.

É justo que o preço a se pagar por uma má decisão seja tão alto?

• Like 1
  • Confused 1
  • Sad 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É triste essa situação Mega, mas realmente a vida tem dessas coisas. Colhemos o que plantamos e muitas vezes decisões ruins nos levam a algo que não gostamos, mas enquanto há vida, há esperança. Fico chateado em ver você assim e espero que consiga passar nesse concurso para um emprego melhor, boa sorte ae! :nod:

Sua rotina realmente está bem pesada. Você disse que trabalha 9 horas por dia e isso é mais ou menos o normal mesmo. É pouco mais do que alguém que trabalha 8 horas por dia de segunda a sexta e 4 horas no sábado.

O que destrói bastante coisa é o quanto de horas você tem que utilizar para trabalhar 9 horas. Você sai de 5 horas e só chega em casa às 21hs, isso sim é pesado. São 16 horas do dia "preso". Você tem duas horas de almoço pelo menos? Essas horas extras de tempo "perdido" é por que mora muito longe do trabalho?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já pensou em dar aulas particulares? (apenas um aluno por vez) existe muita gente que precisa de um reforço de matematica ou tem muitas dificuldades.  So deixar um cartaz em postes perto de escolas, sempre tem um que precisa.

voce tambem pode voltar a academia, fazer pesquisas ou tentar uma bolsa para mestrado/doutorado.

Se esta dificil para voce que tal mudar de profissão? ser um franqueado de Kumon? Vendedor de Salgadinhso Veganos? Contador?

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu moro na periferia de uma cidade e o meu trabalho fica no centro de uma cidade vizinha, por isso que demora tanto. Só tenho uma hora de almoço.

Se estou esbagaçado até pra assistir netflix, quanto mais dar aulas particulares! Muita gente precisa sim, mas quase ninguém está disposto a pagar para resolver este tipo de problema. Quase ninguém reprova, preferem passar raspando, sem saber nada. E os poucos que contratam as aulas particulares querem milagre do tipo: não estudei nada o ano inteiro, a prova é amanhã, você tem 60 minutos pra me ensinar e me fazer passar de ano.

Temer cortou as bolsas mestrado e doutorado.

Já pensei em vender comida vegana, mas a burocracia é enorme porque se trata de um empreendimento que envolve a vigilância sanitária. Então, para provar com documentos que você tem higiene, além de caro é extremamente trabalhoso. Para você ter uma ideia, um simples carrinho de hot dog ou churros, já fica uns 5 mil reais de burocracia + investimentos iniciais. Se for um restaurante fica entre 15 e 20 mil. Só reforçando, não é apenas grana, tem que ter saco de filó com as regras. Por exemplo, a saída de lixo não pode ser a mesma da entrada de fregueses, então você só pode usar imóveis que forem adaptados pra isso, com uma saída lateral ou pelos fundos destinada ao descarte de restos de comida, etc, etc.

Ganhando a merreca que eu ganho, não tenho como investir em tais coisas.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Mas você deixou de ser professor pelo salário, não foi? Se a média de professor é uns R$1800 (é isso mesmo), então você deve ganhar uns dois salários para frente nesse emprego atual, é isso (não precisa revelar valor específico)?

O que mata aí é essa distância e as horas que isso toma, então realmente é algo que pode ser interessante mudar para ter tempo livre. A "sorte" é que você é solteiro e sem filhos, então fica mais fácil de controlar custos e tal. Não tem como alugar um apartamento mais próximo do trabalho (não do lado, mas que não sejam tantas horas de distância assim) ou é caro demais o aluguel?

Por hora o que dá para fazer é ler no caminho em transporte público e dependendo ver algo no Netflix (que você tenha baixado antes). Se eu trabalhasse muito longe do trabalho acho que iria focar mesmo nos livros durante o trajeto.

Ah e comida é mesmo complicado, mas tem sempre a opção informal. O triste é que não tem salário certo no fim do mês e pode acabar sendo bem menos do que hoje. Mas às vezes vale a pena ganhar menos e ter mais tempo para você. Mas veja pelo lado bom, nessa economia em crise você está empregado e não trabalha no sábado, então com todo defeito ainda te resta 2 dias por semana (mais ou menos 30% da semana) livre.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Não! Eu deixei de ser professor porque hoje em dia não tem mais respeito! Alunos agridem professores, os pais culpam os professores por tudo, etc.

Eu ganho menos do que um professor: R$ 1200,00

Sim, dou graças a Deus por ser vasectomizado e mgtow, senão eu tava fudido de vez!

Eu durmo no ônibus para tentar tirar um pouco do sono atrasado por  ter que acordar tão cedo.

Já tentei alugar perto do trabalho, era muito bom, mas insustentável. Era um aluguel de R$ 550,00 ou seja, quase metade do salário. Fiquei nessa durante 2 anos e valeu o quanto durou. Com o arrocho, fui forçado a me mudar pra longe e desde então estou nessa crise de falta de sono e tempo livre.

• Like 2
  • Sad 2

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente Mega sua rotina está bem puxada ,mais por conta da viagem que tudo...chato isso.

Eu deixei de dar aulas contratada em algumas cidades vizinhas por causa da distância e o alto custo para sair de minha cidade eu pago mais de R$ 10,00 só pra sair...pra voltar mais...

Dei aulas alguns anos num povoado aqui mesmo na cidade mas levava mais de 40 minutos para chegar no local de ônibus ,foram os anos que mais li no celular,alguns dias ia dormindo mesmo.

Realmente a sala de aula está cada dia mais violenta...eu que o diga dei aulas numa comunidade de Barra mansa e eu tinha que ir sempre com as mesmas blusas vermelha ou azul escrita professor para não ser parada pelos donos do pedaço.(Meus alunos pediram a eles que não me parassem na descida do ônibus e avisaram que eu estaria sempre com essas blusas e desceria no mesmo horário 18:00 e sairia do colégio as 22:10 e assim mesmo sempre ia uma aluna e um aluno da comunidade ficar no ponto do ônibus comigo, por precaução)

Já passei por alunos fumando drogas na calçada e tinha que encarar com naturalidade quando chegavam chapados na sala...realmente é complicado...tsc

Fiz um concurso- canseira há algumas semanas e mais de 120 concorrentes eu passei em décimo...não devo ser chamada tão logo e então estou estudando para outros já no início do ano.

Essa hora 23:44 e eu fazendo o almoço de amanhã ,meu filho leva marmita e sai as 07:00  e pq pela manha tenho que cuidar rapidamente da minha casa e partir para casa de minha mãe cega de uma vista e enxergando 7% da outra, ela  veio morar aqui nas montanhas perto de mim com meu padrasto que amputou uma perna esse ano ,tenho que fazer almoço ,arrumar casa ,cuidar dos ferimentos dele ,dar remédios ,almoço ,levar ao hospital,marcar consultas,fazer compras ,cuidar dos pagamentos...deixar tudo na vista deles para saberem o que fazer quando eu saio e volta a minha casa...sério...nem quando eu tive 10 turmas eu me encontrava tão exausta física e mentalmente.

Tentando voltar a trabalhar ano que vem e pagar uma pessoa de minha confiança  pra ficar cuidando dos dois enquanto eu trabalho ;)

Mas...força aew Amigo! Vamos torcer e lutar por algo melhor para nossa vida pois viver o tempo todo nessa canseira não é saudável!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
16 horas atrás, Mega disse:

Não! Eu deixei de ser professor porque hoje em dia não tem mais respeito! Alunos agridem professores, os pais culpam os professores por tudo, etc.

Eu ganho menos do que um professor: R$ 1200,00

Sim, dou graças a Deus por ser vasectomizado e mgtow, senão eu tava fudido de vez!

Eu durmo no ônibus para tentar tirar um pouco do sono atrasado por  ter que acordar tão cedo.

Já tentei alugar perto do trabalho, era muito bom, mas insustentável. Era um aluguel de R$ 550,00 ou seja, quase metade do salário. Fiquei nessa durante 2 anos e valeu o quanto durou. Com o arrocho, fui forçado a me mudar pra longe e desde então estou nessa crise de falta de sono e tempo livre.

Entendi. Se não tem como alugar mais perto por um bom preço o jeito é esperar mesmo e ver se o resultado desse concurso vai ser positivo, se sim, é aguardar chamarem depois. Se você não quer lecionar ou ser um empreendedor a longo prazo, acho que concursos é a solução. Para empreender teria que ter paciência e fazer ainda mais sacrifícios para poupar algo ao longo dos anos antes de tentar empreender.

É dureza, mas sem tempo para estudar complica fazer outro curso agora. Exceto se achar algum, talvez curso técnico, que seja feito aos sábados. Teria que se sacrificar ainda mais tempo livre, mas é por aí a estrada de quem quer crescer ou mudar de emprego até um dia se estabilizar. Mas vamos torcer que você tenha ido bem no concurso. :nod:

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, não tem como você alugar sua casa (se me lembro bem vc tinha comprado ela uns anos atrás) e, com o dinheiro do aluguel abater ao menos parte do aluguel próximo ao serviço? Ou, ao menos, procurou ver se tem uma república pelas vizinhanças? Mesmo que vc não estude, dividir um apartamento com outras pessoas pode ser uma forma de você ter mais contato humano (que acho que não é o que vc quer, mas que é algo que assim mesmo vc precisa) e mais facilidade e tempo livre.

Porque por tudo que você diz, sua vida tem andado desse modo nem tanto pelo trabalho, mas também pela distância que você percorre todos os dias. Até 2014 eu morava cerca de 40 minutos do serviço e gostava. Simplesmente eu ia lendo livros no caminho, a ponto de em 2013 ter lido uns 30 livros (depois disso é que desci ladeira abaixo), como eu moro a 40 minutos à pé (ou 10/15 de ônibus) perdi esse tempinho.

Já sobre o trabalho, nunca gostei dessa visão de "Será que tudo pro ser humano é trabalho?!", é uma visão que incutiram em você (nem falo nada de DCE comunista) mas desde sempre a vida das pessoas é trabalho. Um agricultor de 2000 a.C. e um agricultor de 1970 eram agricultores. Isso era o que eles eram. Era da agricultura que tiravam seu sustento, era da colheita que viviam e era para plantar, cuidar das plantações e colher que a vida deles era construída ao redor. Nos anos 1980 a indústria tomou esse lugar. E era ao redor do trabalho que as pessoas construíam suas vidas. Por causa desse pensamento de DCE que faz lavagem cerebral nas pessoas que tanta gente fica com ódio do trabalho, imaginando como seria um mundo utópico em que não precisassem trabalhar. Uma dica, em nenhum mundo real em que ninguém precise trabalhar a vida vai para a frente (só pegar índios que viviam 35 anos, tinham 10/20 filhos e nem metade disso virava adulto, que podiam morrer ao se cortar num pedaço de madeira podre ou se matar de dor de dente), esse paraíso nunca existiu).

Não maldiga o trabalho. Ele é a fonte de toda a riqueza. Mesmo o rico bilionário depende do trabalho de seus funcionários para ter sua riqueza.

Trabalhar é uma merda, mas é uma necessidade. Então o melhor é aceitar isso e procurar formar (igual você tem feito) de crescer e subir nele ou em outro ramo.

Por fim, se tá ruim no serviço público, vale pensar que se você tivesse entrado na iniciativa privada 15 anos atrás você não estaria recebendo hoje o salário de iniciante. Carreira pública você sempre soube que era salário menor sendo compensado pela estabilidade. Apenas reclamar do serviço público não adianta. De repente vale a pena você realmente repensar se é isso que você quer e pensar se tem como mudar de vida, você tem várias pessoas aqui dando conselhos pra mudar de ciidade. 

Você pode escolher continuar no mesmo emprego, morando na mesma casa e reclamando das mesmas coisas daqui 20 anos (o que é fácil) ou pode aceitar e mudar sua vida pra tirar o melhor disso (atualmente é o que eu faço, não é o mais fácil, mas...) ou pode mudar de casa, ter de volta as horas perdidas e, com elas, ou se divertir mais ou se preparar mais para mudar de vida, mas esse é o caminho mais difícil), depende de você escolher.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou maldizendo o trabalho, mas a falta de equilíbrio do sistema. Eu adoro meu emprego, e como já disse, prefiro ele ganhando pouco do que outro lotado de stress em troca de um pouco mais de dinheiro.

Eu tentei várias vezes alugar a casa e nunca deu certo, até que desisti. Todos os inquilinos que eu tive deram algum tipo de problema, nenhum deles chegou a ficar um ano na casa, o que durou mais ficou sete meses.

E toda vez que um inquilino saia, era um inferno... Já tive até que meter processo no juizado de pequenas causas por conta de calote, entre outros pepinos típicos.

Eu bem que tentei, insisti bastante, mas não dá.

Enfim, vou aguardar o resultado deste (falta pouco pra sair) e já ir prestando outros.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Mega disse:

Não estou maldizendo o trabalho, mas a falta de equilíbrio do sistema. Eu adoro meu emprego, e como já disse, prefiro ele ganhando pouco do que outro lotado de stress em troca de um pouco mais de dinheiro.

Eu tentei várias vezes alugar a casa e nunca deu certo, até que desisti. Todos os inquilinos que eu tive deram algum tipo de problema, nenhum deles chegou a ficar um ano na casa, o que durou mais ficou sete meses.

E toda vez que um inquilino saia, era um inferno... Já tive até que meter processo no juizado de pequenas causas por conta de calote, entre outros pepinos típicos.

Eu bem que tentei, insisti bastante, mas não dá.

Enfim, vou aguardar o resultado deste (falta pouco pra sair) e já ir prestando outros.

Mas procure fazer uma pesquisa sobre  para quem vc aluga a casa e há de encontrar alguém legal pra te ajudar nessa hora.

Tb estou tentando alugar a minha no Rio e está complicado...vc confiar um bem tão importante quanto uma casa ,fora que nela estão meus melhores gibis guardados num quarto trancado.

A viagem é muito cansativa ,vc chega estressado e sai cansado e se estressa mais ainda...força aew kara, tomara que consiga passar logo!

Estou tentando tb concursos públicos!;)

Compartilhar este post

Link para o post

Minha classificação no concurso que passei em 10º lugar  inicialmente ,eu fui jogada ao 12º.

Por causa da prova de títulos...

Mas sigo estudando um pouco mais para outros concursos, eu fiz 170 pontos e o primeiro lugar fez 193.

Fiz uma prova no Colégio Particular em que dava aulas antes desse recesso para cuidar dos meus pais...não achei difícil ,mas tb não estava lá muito  fácil...achei boa.

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Novidades: o concurso que eu prestei é inconstitucional, é ilícito.

Entrei com recurso e vou aguardar o resultado.

• Sad 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Mega disse:

Caramba, foi organizado por quem?

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Mega disse:

Caramba que situação terrivel... o que aconteceu?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso