Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Paladino

Paladino's Reviews: Arena of Valor

Recommended Posts

Plataforma: Androi, IOs, Switch
Desenvolvido: Timi Studio Group
Publicado: Tencent Games
Formato: Digital

O jogo tambem é conhecido pelos nomes Realm of Valor/Strike of Kings/Kings of Glory/Honour of Kings/ "Aquele MOBA com o Batman e Super man"

Talvez esteja ficando louco ou o sinal dos tempos, não gosto de MOBAS devido a sua alta toxidade e alta competitividade, mas creio que o contexto que esse jogo está inserido é muito interessante para todos conhecerem, que tal um panorama sobre ao sociedade chinesa e uma das maiores empresas de videogame do mundo?

 

Sinopse: 

Bem vindos ao mundo de Athamor, um planeta com uma grande diversidade de vida inteligente: de coelhos humanoides a figuras históricas chinesas reencarnadas, aparentemente todas as espécies sapientes estão em luta por recursos e se odeiam, mas todos lutam somente em uma arena com três trilhas protegida por torres guardando uma construção mágica. Mesmo lendo a historia dos personagens não da pra saber muito sobre o planeta que vivem ou a causa do conflito ou porque eles usam a arena desse modo. É um MOBA historia não é relevante...(realmente odeio ter escrito isso) infelizmente isso é o que existe sobre a historia do game...

Seria interessante se utilizassem o universo de Legue Of Legends, já que Tencent é dona dos dois jogos os fãs não achariam ruim tem uma versão mini para celulares, já que o mundo de LOL possui um certa consistência e uma explicação lógica do porque dois grupos estão se matando em um espaço tão simétrico.

Vamos agora falar da historia do jogo, é algo fascinante, depois que descobri algumas informação peculiares fui atrás e comecei a desenterrar mais bizarrices. O Arena of Valor é um das maiores sensações na China, com cerca de 200 milhões de jogadores registrados e 160 milhões de jogares diários, somente na China em 2017 as microtransações chegaram a 2.2 Bilhões de Dólares, esses números são absurdos para qualquer tipo de negocio.

Muitos não conhecem a TenCent, essa empresa é um titã virtual, ela possui o valor de mercado de 553 bilhões de Dólares e 8,5 bilhões de lucro. Os produtos mais famosos são: "TenCent QQ" "WeChat" "League of Legends" e é claro "Arena of Valor", mas essa empresa possui braços em muitos negócios:

comércio eletrônico, varejo, videogames, software, realidade virtual, compartilhamento de viagens, serviços bancários, serviços financeiros, fintech, tecnologia de consumo, tecnologia de informática, automotivo, produção de filmes, emissão de filmes, produção de música, tecnologia espacial, recursos naturais, smartphones, grandes dados, agricultura, serviços médicos, computação em nuvem, redes sociais, TI, publicidade, mídia de transmissão, inteligência artificial, robótica, UAVs, entrega de alimentos, serviços de correio, e-book, serviços de internet, educação e energia renovável

Ou seja é um conglomerado massivo que conta com mais de 7000 membros do Partido Comunista Chinês, é importante estressar que quase um quarto dos empregados são filiados ao único partido político da China, O que leva a empresa ter um certo "peso" de influencia nas esferas políticas.

Voltando ao game Mobile, devido ao seu alto numero de usuários e sua jogabilidade "viciante" Arena of Valor esta sofrendo escrutino nacional o jornal "Renmin Ribao" a rede de noticias oficial do PCC, chama o jogo de "Veneno" e "Droga" acusando de corromper os jovens fazendo parar de estudar, trabalhar e lidar com as responsabilidades, esse diabo em forma de jogo foi capaz de se infiltrar nas forças armadas chinesas fazendo os soldados em seu período de folga somente jogar o jogo. Onde eu já ouvi esse discurso...

Não posso dizer que a propria TenCent resolveu se auto censurar, limitando o tempo de jogo de crianças e impedindo acesso em certos horários, mas mesmo assim existem casos e casos de acidentes devido a jogatina.

Talvez esse é o caso mais bizarro de um sistema de empréstimo que já vi na vida, jogadores de AoV que possuem uma certa atitude "honrada" e um bom histórico de microtransações, conseguem um melhor credito na vida real, TenCent tem a faca e o queijo na mão: possui um sistema de pagamento, um banco e um game, utilizando algoritmos de Big Data eles conseguem saber mais sobre o cliente do que algumas centrais de espionagem de muitos países. O que torna as coisas muito assustadoras pela violação de privacidade, mas devemos nos lembrar que esse privilegio não é uma realidade na China.

Me diverti mais procurando noticias do game do que jogando, esse é uma observação feita sobre a sociedade Chinesa e sua interação sobre um game.

 

Gameplay:

Os ingredientes básicos de um MOBA: o mapa padrão(três estradas, uma floresta e um castelo) loja de itens (o jogador gasta ouro recolhido durante a partida para comprar equipamentos) e classes de heróis (ataque, defesa e suporte), nada que seja diferente dos outros, talvez a grande novidade sejam os controles, ao invés do jogador depender somente do input de mouse é possível guiar o seu personagem e mirar a habilidade ao mesmo tempo. O que torna bem mais fácil a jogabilidade, posso dizer que é bem intuitivo e simples jogar.Consigo entender a popularidade desse jogo.

O sistema de customizar o personagens com equipamentos existe e é tão complexo como os de computador, é possível aceitar as sugestões prontas ou montar seu arsenal próprio, salvar e montar builds de personagens, o que promove a comunidade pesquisar e discutir sobre o assunto.

Os jogadores conseguem se comunicar por chat escrito ou por um sistema de comunicação por voz, não tive muito sucesso pois a quantidade de ruído é bem alta, de resto só ouvi palavrões e gritos... maravilhoso não?

Mas nunca tive problema em conseguir jogar, a procura por jogos é muito rápida em todos os tipos de mapa consegui ter um time montado em segundos, realmente muito bom, mesmo jogando em um servidor em outro pais o lag não é ruim.

O sistema de tutorial é bem completo, um passo a passo bem tranquilo, ensinado os controles de modo simples e eficaz, realmente fiquei muito surpreso com a atenção aos novos jogadores, já que a maioria dos MOBAS empurra os jogadores no mar para aprender a nadar.

 

 

Arte e Musica:

A musica não memorável, bem clichê: fantasia genérica bombastica, eu costumo jogar com a musica e sons desligados, pois interferem com o sistema in voice do jogo, que já não é um maravilha para começo de conversa.

A arte é muito bonita, os retratos são expressivos e claros com um toque de cartoon realista, os modelos in game são ate bonitos, eles conseguem constatar bem com o capo de batalha, os golpes são extravagantes com sons e efeitos singulares. Para um game onde a tela é bem limitada conseguiram espremer uma quantidade enorme de informações em um smartphone.

 

Considerações finais:

  • Existem 3 moedas in game: Ouro (serve para comprar heróis e runas), Cristais(não serve pra nada) e Vouchers(é vendido por dinheiro real, você compra tudo), é um sistema convoluto e inútil, duas moedas seriam o suficiente.
  • O game possui um numero pequeno de heróis, é possível conseguir os básicos jogando, cada dia são disponibilizado 2 como brinde, além da rotação grátis.
  • Os novos heróis são muito caros, precisando de milhares de moedas de ouro ou milhares de Vouchers, a Mulher Maravilha (o novo herói) custa em torno de 60 reais. As Skins cosméticas são também caras custando 15 de 10 reais
  • Existem uma quantidade enorme de penduricalhos que não servem para muita coisa, tickets de aluguel heróis/skins, sub-moedas para trocar por prêmios da semana, tickets de rifas, etc. Entendo perfeitamente para que existem e acho cruel a existência deles.
  • O MOBA mais estranho que já vi, com propriedades intelectuais de outras empresas, ate quando o Batman vai estar disponível nesse jogo?
  • Para um jogo de celular possui uma boa jogabilidade e gráficos, é bem espantoso como roda bem.
  • A loja de Microtransações é bem confusa, múltiplas abas e tabelas, falta uma otimização para a experiência de compra seja melhor.

Um game muito interessante para ter no smartphone, é possível uma partida rápida durante um intervalo de tempo pequeno, para iniciantes e jogadores casuais o jogo é bem generoso com heróis grátis, mas para quem já esta "fisgado" pelo jogo e não tiver auto controle o custo ira ser bem alto, pois Arena o Valor pega bem pesado nas "microtransações" eu chamaria de "macrotransações" pois os valores são altos para um jogo de smartphone.

 

 

Eu adoro essa ousadia das empresas chinesas, hahahaha

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×