Mega Man já completou mais de trinta anos de história. Ele começou sua carreira no NES e continua conosco até hoje. Conheça aqui algumas curiosidades sobre este simpático personagem.

#1
Mega Man no Japão é conhecido como Rock Man. Uma das inspirações para o nome era o Rock ‘n Roll, tanto que a principal amiga de Rock Man chama-se Roll. Porém, nos EUA a Capcom achou que Rock Man poderia não soar muito bem, pois sua tradução literal seria “Homem-Pedra” e decidiu batizar Rock Man de Mega Man no ocidente.

#2
Rock Man não foi o primeiro nome para a franquia, inicialmente também foi estudado nomes como Mighty Kid, Knuckle Kid e até mesmo The Battle Rainbow Rock Man.

#3
Apesar de muitos acharem que o criador de Mega Man é Keiji Inafune, esta informação é falsa. O criador de Mega Man e responsável pela criação da criação da maioria dos robôs e inimigos do primeiro jogo da série é Akira Kitamura.

#4
Keiji Inafune não é o criador de Mega Man, mas ele criou outro protagonista muito carismático para a franquia. Foi Inafune que criou Zero. O novo personagem seria o protagonista de Mega Man X, mas a Capcom achou que seria uma mudança muito drástica para os fãs e preferiu criar um personagem mais parecido com o clássico Mega Man.

#5
Mega Man X e Mega Man não são o mesmo personagem. Os dois games se passam no mesmo universo, mas são personagens distintos. Outra curiosidade de Mega Man X é que ele era o primeiro jogo de Mega Man para o Super Nintendo e por pouco não foi lançado com o nome Super Mega Man.

#6
O nome completo de Dr. Light, criador de Mega Man no jogo, é Thomas Light, uma homenagem ao inventor Thomas Edison. Enquanto isso, o nome do vilão Dr. Willy é Albert Willy, uma homenagem a Albert Einstein.

#7
Protoman no Japão é conhecido como Blues, o motivo é que Blues é considerado o precursor do Rock. No jogo Protoman também veio antes de Mega Man, ele foi o primeiro robô construído por Dr. Light.

#8
A principal razão de Mega Man ser azul é devido a limitações do hardware do Famicom (NES). O console tinha uma limitação de apenas 54 cores, onde o azul era a cor com mais opções de tons, então para o personagem ficar mais detalhado preferiram fazer do azul a cor principal de Mega Man.

#9
Como já vimos antes, diversos nomes japoneses de personagens da franquia são baseados na música. Rock Man, Roll e Blues foram alguns dos já citados. Outro personagem importante para a franquia é Forte e seu cão Treble. No Japão Forte é conhecido como Bass e Treble se chama Gospel.

#10
Além dos jogos principais da franquias, que eram sidescrollers 2D, Mega Man também já teve diversos jogos spinoffs, como RPG (Megaman Legends), futebol (Mega Man Soccer) e kart (Mega Man: Battle Chase).