10 curiosidades sobre Samurai Shodown

Aqui você conhecerá algumas curiosidades sobre o jogo Samurai Shodown com lançamento em 2019 para Playstation 4, Xbox One, Switch e PC.

O foco deste artigo é este jogo específico e não toda a franquia Samurai Shodow.

#1
Apesar do nome do jogo, a maioria dos personagens de Samurai Shodown não são samurais. Um samurai é um guerreiro que tem um lorde ou senhor a quem serve e a maioria dos personagens da franquia não servem a senhor nenhum sendo ronins (samurais desempregados ou sem um senhor para servir) ou simplesmente espadachins.

#2
Samurai Shodown é conhecido como Samurai Spirits no Japão. O título Samurai Spirits, que se traduz como Espíritos de Samurai. A ideia desse título é justamente dizer que os personagens de um espírito de samurai sobre a questão de honra ou caminho da espada, mesmo que a maioria não sejam samurais.

#3
Samurai Shodown de 2019 é um reboot (reinício para a franquia) da versão original lançada em 1993. Entre o lançamento do reboot e o original se passaram 26 anos.

#4
O último jogo principal da franquia Samurai Shodown antes deste reboot em 2019 foi Samurai Shodown Sen (Edge of Destiny), que saiu no Japão em 2008. Ou seja, se passaram 11 anos até a SNK finalmente lançar um novo jogo principal para a franquia.

#5
O jogo original de 1993 contava com 12 personagens, a versão de 2019 foi lançada com 16 personagens. Apesar disso apenas 10 personagens do jogo original estão presentes nesta nova versão. Ficaram de fora Wan-Fu e Genan, mas Wan-Fu foi confirmado que voltará à franquia ainda neste jogo como conteúdo adicional. Genan, por hora, está realmente fora do jogo até um possível anúncio no futuro.

#6
O jogo se passa em 1787, um ano antes do jogo original de 1993.

#7
O jogo foi lançado primeiro para Playstation 4 e Xbox One. As versões para PC e Switch serão disponibilizadas apenas meses depois e no lançamento do jogo para PS4 e XO ainda não se sabia a data exata de quando os jogadores do PC e Switch receberiam o game.

#8
O chefe final do jogo também é diferente do chefe final do Samurai Shodown de 1993. Em 1993 enfrentamos Shiro Amakusa, enquanto no reboot de 2019 o chefe final é Shizuka Gozen.

#9
Shizuka Gozen, assim como outros personagens do jogo, é inspirada em uma figura histórica e cultural do Japão. Ela é uma das mulheres mais famosas na literatura japonesa e já apareceu representada de diferentes formas em diferentes obras. Nos jogos, além de Samurai Shodown, ela também esteve presente em Genji: Dawn of the Samurai de 2005, como uma figura que auxiliava o protagonista do jogo.

#10
O jogo conta com uma pequena cena pós-créditos no modo História que dá uma boa dica de quem deverá ser o vilão do próximo jogo da franquia.