A Bíblia é um dos livros mais importantes do planeta. Não apenas para pessoas de fé, mas também para a literatura.

Ela é um dos livros mais vendidos do mundo até os dias de hoje e aqui você conhecerá algumas curiosidades sobre este livro.

#1
A Bíblia de Gutenberg é considerada o primeiro livro impresso da história. Finalizada por volta de 1455 pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da prensa tipográfica, era uma cópia em latim de um exemplar de 380 d.C.

#2
O primeiro livro impresso em português foi o Pentateuco – reunião dos cinco primeiros livros da Bíblia -, em Algarve, Portugal, em 1487.

#3
Bíblia é uma palavra de origem grega cujo significado é “rolo” ou “livros”. Ela vem de Biblos, provavelmente por causa da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiros utilizados na produção de livros.

#4
Foi São Jerônimo (Eusebius Hyeronimus) quem chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de “Biblioteca Divina”. Ele traduziu a Bíblia para o latim. Um detalhe interessante: São Jerônimo é o padroeiro dos bibliotecários e tradutores.

#5
Acredita-se que a Bíblia tenha sido escrita ao longo de 1.600 anos por cerca de 40 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais.

#6
A Bíblia possuiu um total de 3.566.480 letras e 773.756 palavras. São 31.138 versículos e 1.189 capítulos.

#7
A Bíblia foi traduzida para 1.134 línguas e dialetos.

#8
A mais volumosa Bíblia do mundo pesa 175 quilos e pertence ao Vaticano.

#9
A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido do mundo. Estima-se que os números de exemplares já ultrapassaram 6 bilhões. Mais de 100 milhões de Bíblias são vendidas anualmente nos tempos atuais.

#10
Na Bíblia constam apenas três continentes: Ásia, Africa e Europa.

#11
Jesus não foi o único filho de Maria. São citados na Bíblia que Maria também teve mais quatro filhos e duas filhas.

#12
A última palavra da Bíblia, na maioria das versões, é “amém”. Amém é um termo hebraico utilizado para afirmar ou concordar com alguma coisa. Pode ser entendido como “assim seja” ou “certamente”.