15 curiosidades sobre Crash Bandicoot

Crash Bandicoot é um personagem criado nos anos 90 com muito carisma e traz alegria para muitos jogadores desde a época do primeiro Playstation.

Aqui você conhecerá algumas curiosidades interessantes sobre o Crash e seus jogos.

#1
Crash Bandicoot foi criado por Andy Gavin e Jason Rubin, os presidentes da desenvolvedora de games Naughty Dog.

#2
Originalmente o jogo foi criado pela Naughty Dog para a Universal Interactive Studios e Sony Computer Entertainment. A Universal ficou com o direito de propriedade da franquia e a Sony com o direito de distribuição em um acordo entre as três empresas.

#3
O primeiro jogo de Crash Bandicoot foi mostrado ao público pela primeira vez na E3 de 1996 e lançado no mesmo ano para o primeiro Playstation. Foi apresentado em maio e lançado em setembro.

#4
A Naughty Dog tinha um acordo para lançar três jogos da franquia, mas acabou lançando quatro jogos: Crash Bandicoot, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, Crash Bandicoot 3: Warped e Crash Team Racing.

#5
O acordo de distribuição entre a Universal e a Sony garantiu a exclusividade para Playstation dos cinco primeiros jogos da franquia Crash Bandicoot. Ou seja, todos os jogos da franquia desenvolvidos pela Naughty Dog e Crash Bash desenvolvido pela Eurocom.

#6
Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex foi o primeiro jogo multiplataforma da franquia. Foi lançado para Playstatiton 2, Xbox e GameCube.

#7
O Playstation Vita é o único console Playstation que nunca recebeu um jogo da franquia Crash Bandicoot. Ao todo foram lançados 18 jogos do Crash Bandicoot e todos podem ser jogados em algum console Playstation, mas nenhum no PSVita.

#8
Todos os consoles Xbox receberam algum jogo da franquia Crash Bandicoot.

#9
A história da maioria dos jogos do Crash se passa nas fictícias Ilhas Wumpa situadas na costa noroeste da Austrália.

#10
Crash é um bandicoot geneticamente modificado. Bandicoots são uma espécie de marsupial que são encontrados nativamente na Austrália, Tasmânia, Nova Guiné e ilhas adjacentes.

#11
A ideia inicial para o jogo era “Willy The Wombat”, onde controlaríamos Willy que seria um Vombate (outra espécie de marsupial).

#12
O maior motivo para a criação de Crash Bandicoot era competir com Mario (Nintendo) e Sonic (Sega).

#13
Como Crash Bandicoot era inicialmente exclusivo dos consoles Playstation e foi criado para competir com Mario e Sonic, acreditava-se que Crash seria o mascote da Sony nos universo dos jogos, mas essa informação nunca foi algo oficial.

#14
Para criar Crash Bandicoot e outros personagens da franquia, a Naughty Dog utilizou como fonte de inspiração pessoas ou personagens famosos. Uma das inspirações para Crash era Taz O demônio da Tazmania. O vilão Cortex foi inspirado em Cérebro do desenho Pinky e Cérebro. Coco, a namorada de Crash, foi inspirada em Pamela Anderson.

#15
Com o fracasso comercial do jogo Crash: Mind over Mutant de 2008, a franquia Crash Bandicoot ficou na “geladeira” por muito tempo. O próximo jogo do Crash foi lançado 9 anos depois, este jogo é um remake (recriação) dos três primeiros jogos do Crash lançado como trilogia intitulada Crash Bandicoot N. Sane Trilogy. Dois anos depois, em 2019, foi lançado outro jogo do Crash intitulado Crash Team Racing Nitro-Fueled, tratava-se do remake de Crash Team Racing. Ou seja, os jogos mais atuais do Crash até o ano de 2019 são remakes dos jogos da Naughty Dog dos anos 90.