Mario é um dos personagens de games mais conhecidos do mundo. Houve um momento em que ele era mais conhecido até mesmo do que o Mickey Mouse da Disney. É o mascote da Nintendo e o mascote gamer de maior sucesso do mundo.

Conheça algumas curiosidades sobre este incrível personagem:

#1
O personagem é uma criação de Shigeru Miyamoto. Um incrível criador de games, que também é responsável pela criação dos jogos Donkey Kong e The Legend of Zelda.

#2
A primeira aparição de Mario em um jogo foi em Donkey Kong no ano de 1981. Neste jogo Mario era um carpinteiro que trabalhava em uma construção.

#3
Em Donkey Kong, Mario ainda não tinha este nome. Ele era conhecido apenas como “Jumpman”, que em tradução livre significa “Homem que Pula”.

#4
Quando resolveram dar um nome ao personagem, Shigeru Miyamoto pensou primeiro em Mr. Video e o personagem iria aparecer em todos os jogos de Miyamoto. Mas no fim o que sabemos, de acordo com várias conversas do passado, é que ele acabou escolhendo o nome do Presidente da Nintendo Americana na época, que se chamava Mario Segale.

#5
Mario Bros. foi o primeiro jogo que carrega o título Mario e foi lançado em 1983 para Arcades. Neste jogo Mario é um encanador italiano nos esgotos de Nova York. Foi neste jogo que foi introduzido Luigi, o irmão de Mario e por isso o jogo chama-se Mario Bros. (Bros. é uma abreviação de Brothers, que significa Irmãos).

#6
Como a franquia Mario chama-se Mario Bros. e normalmente essa forma de escrever em empresas e afins é utilizada com o sobrenome de irmãos. Acredita-se que o nome completo de Mario seria Mario Mario, enquanto Luigi seria Luigi Mario. Ambos juntos seriam Mario Bros. Mas isto é apenas suposição de fãs, visto que não é uma informação oficial da Nintendo.

#7
A franquia Mario Bros. ou Super Mario Bros. já vendeu mais de 300 milhões de jogos. Se contarmos todos os jogos com Mario, como Mario RPG, Mario Kart, Super Smash Bros, etc, já foram vendidos mais de 700 milhões de jogos com Mario presente como personagem no jogo.

#8
Donkey Kong Jr. de 1982 é o único jogo onde Mario é o antagonista. O jogo é sequência de Donkey Kong (1981), neste jogo Mario mantém Donkey Kong preso em uma jaula e Donkey Kong Jr. vai ao resgate de Donkey Kong.

#9
Como citamos antes, Mario começou sua carreira nos games como carpinteiro e depois tornou-se o clássico encanador. Mas por ser um mascote da Nintendo, ele se vê em muitas funções. Há jogos de Mario onde ele é um médico, jogador de futebol, atleta olímpico, tenista, entre tantos outros.

#10
Super Mario Bros. é o primeiro jogo de Mario que se passa no Reino Cogumelo. No jogo Mario precisa resgatar a Princesa Toadstool (hoje conhecida como Princesa Peach) do vilão sequestrador Rei Koopa. Vários outros jogos do Mario utilizam o mesmo tema de Mario tendo que resgatar a Princesa Peach ou outra princesa.

#11
A primeira aparição de Mario na TV foi na série animada Saturday Supercade em 1983. Depois de algum tempo Mario ganhou algumas séries próprias de TV, como The Super Mario Bros. Super Show!, The Adventures of Super Mario Bros. 3 e Super Mario World.

#12
Mario também já virou filme. O primeiro e único filme live-action foi Super Mario Bros. (1993) e Mario era interpretado pelo ator Bob Hoskins. Apesar do sucesso do jogo, o filme foi considerado um fracasso. O orçamento do filme foi de 48 milhões de dólares, mas o faturamento de bilheteria foi de apenas 20 bilhões de dólares.

#13
Em 2020 Mario deverá fazer parte pela primeira vez de um parque temático da Universal Studios no Japão. O parque terá uma seção dedicada à Nintendo e uma área especial para Mario.

#14
Desde 1995 Mario tem sido dublado pelo ator Charles Martinet.

#15
A série de jogos Super Mario Bros. está registrada no Guinnes Book of Records como a maior franquia de games de todos os tempos.